Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/11132
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ShahramAfrahi.pdf4,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Representação do masculino nas artes visuais : performance, pintura, fotografia
Autor(es): Afrahi, Shahram
Orientador(es): Medeiros, Maria Beatriz de
Assunto: Figura humana na arte
Masculinidade
Performance (Arte)
Data de publicação: 11-Set-2012
Referência: AFRAHI, Shahram. Representação do masculino nas artes visuais: performance, pintura, fotografia. 2012. 187 f., il. Tese (Doutorado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Esta tese estuda representações imagéticas do sexo masculino que não se enquadram no modelo tradicional de homem. Este modelo tradicional se consolida pela figura que domina em sua relação com a mulher, estabelecendo desigualdade entre os gêneros. O masculino investigado aqui recusa representação que assinale para o domínio por meio da exposição do próprio corpo. As linguagens artísticas tornam visível um corpo que tende a transformar-se. Performances, pinturas e fotografias das últimas três décadas do século XX e dos primeiros anos do Século XXI retratam este masculino. São analisados aqui os teóricos que e, principalmente, contribuíram para atravessar barreiras impostas pelo homem tradicional no intuito manter a estrutura que perpetua o domínio. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis studies imagistic representations of masculine who do not fit the traditional model of man. This traditional model is consolidated by the figure that dominates the relationship with woman, establishing gender inequality. The masculine investigated here represents refusal to the domain status through the exposing own body. The artistic languages make visible a body which tends to transform. Performances, paintings and photographs of the last three decades of the twentieth century and the early years of Century XXI present this masculine. We analyze theorists which mainly contributed to cross traditional barriers imposed by man in order to maintain the structure which perpetuates the domain.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Arte, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2012.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.