http://repositorio.unb.br/handle/10482/11124
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_PauloAntonioZappia.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Os carpinteros de ribera e calafates em Buenos Aires (1840-1845) |
Auteur(s): | Zappia, Paulo Antonio |
Orientador(es):: | Doratioto, Francisco Fernando Monteoliva |
Assunto:: | Argentina - história Indústrias - Argentina - história |
Date de publication: | 10-sep-2012 |
Data de defesa:: | 5-mai-2012 |
Référence bibliographique: | ZAPPIA, Paulo Antonio. Os carpinteros de ribera e calafates em Buenos Aires (1840-1845). 2012. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Résumé: | A partir do estudo da situação dos carpinteiros navais, chamados carpinteros de ribera, e calafates no marco da indústria portenha entre o bloqueio francês (até 1840) e o bloqueio anglo-francês (desde 1845) do porto de Buenos Aires, esta dissertação examina as limitações da historiografia sobre o desenvolvimento industrial argentino durante a segunda administração de Juan Manuel de Rosas como Governador da Província de Buenos Aires. Em particular, analisam-se os propósitos e o desenvolvimento da política industrial dessa administração e revisam-se os obstáculos com os que se encontrou. Ademais, esta dissertação aproveita diversas fontes disponíveis para explicar as condições técnicas, econômicas e sociais em que aqueles industriais trabalharam, como contribuição para o conhecimento da indústria na cidade de Buenos Aires em meados do século XIX. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT This dissertation examines the limitations of the historiography on the Argentinian industrial development during Juan Manuel de Rosas’ second administration as Governor of the Province of Buenos Aires as of the study of the naval carpenters, called carpinteros de ribera, and caulkers, called calafates, situation within porteña industry between the French blockade (until 1840) and the Anglo-French blockade (from 1845) of the port of Buenos Aires. In particular, purposes and deployment of this administration’s industrial policy are analysed and the obstacles it found are reviewed. Besides, this dissertation takes advantage of diverse available sources to explain the technical, economic and social conditions in which these industrialists worked, as a contribution to the knowledge of industry in the city of Buenos Aires around the middle of the nineteenth century. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de História (ICH HIS) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em História, 2012. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em História |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.