http://repositorio.unb.br/handle/10482/10780
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_MariadaGuiaTaveiroSilva.pdf | 4,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Letramento e linguagem em escola rural no Maranhão |
Autor : | Silva, Maria da Guia Taveiro |
Orientador(es):: | Bortoni-Ricardo, Stella Maris |
Assunto:: | Letramento Linguagem e línguas - variação Professores e alunos Educação rural Linguística Ensino fundamental |
Fecha de publicación : | 21-jun-2012 |
Data de defesa:: | 11-abr-2012 |
Citación : | SILVA, Maria da Guia Taveiro. Letramento e linguagem em escola rural no Maranhão. 2012. 246 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumen : | O objetivo da presente pesquisa foi investigar e analisar a prática linguístico-pedagógica de professores de anos iniciais do Ensino Fundamental e sua influência no processo de letramento e de apropriação da variedade de prestígio pelos alunos da zona rural. Para tanto, o trabalho foi realizado com uma professora e os alunos de duas turmas de anos iniciais de uma escola pública da zona rural2 do município de Imperatriz, estado do Maranhão. Seguiu-se um delineamento de pesquisa qualitativa, em que foram utilizados como instrumentos a observação participante dos alunos e da professora no exercício da docência, entrevistas intensivas, gravações em áudio, notas de campo e análise documental. Com isso, pretendeu-se descobrir como a prática linguístico-pedagógica de professores influencia o processo de letramento e de apropriação da linguagem pelos alunos nos anos iniciais de escolarização, de forma mais pontual, a apropriação da variedade considerada de prestígio. Os resultados encontrados evidenciaram que a questão do letramento e do conflito linguístico na escola de zona rural ainda são questões bastante complexas por vários motivos, entre eles foram considerados: (1) a escola - a escola de zona rural ainda não apresenta as condições necessárias para atender aos alunos, por não ter um programa próprio, pela falta de material didático necessário, pela deficiência das instalações físicas, por falta de formação adequada do professor e pela sobrecarga de trabalho imposta ao professor que impede a realização de um trabalho pedagógico mais satisfatório; (2) o contexto - o contexto de inserção dos alunos não contribui muito para o letramento e a aquisição da variação de prestígio que eles necessitam para ter sucesso escolar, avançar no percurso estudantil e tornarem-se cidadãos participativos na sociedade, cumprindo deveres e usufruindo dos direitos que lhes são devidos. Considerando que a questão do letramento e da língua apresentou-se como fundamental para a sobrevivência cultural3 dos alunos da escola de zona rural, evidencia-se a relevância do presente estudo, que reside no fato de que o mesmo poderá contribuir para a prática educacional, oferecendo subsídios para professores e gestores no que se refere à relevância da prática linguístico-pedagógica do professor, especificamente dos professores de escolas de zona rural. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT This study aimed at investigating and analyzing the teachers’ linguistic and pedagogical practices of an elementary school and their influence in the literacy process and the prestige variety acquisition by the students from the rural area schools. The students and their teacher are from a rural public school area in the county of Imperatriz, state of Maranhão, NE Brazil. It was carried out according to a qualitative research design, by means of participant observation of students and teacher while teaching and learning, intensive interviews, audio recordings, field notes, and document analysis. Thus, I have intended to discover how the teachers’ language-teaching pedagogic practices influence the literacy and language acquisition process by the students in these stages of schooling, specially the appropriation of the prestigious linguistic variety. The findings have indicated that the issue of literacy and language conflict in the rural area schools are still very complex for several reasons, among them the following were considered. (1) the school: the rural area school does not present the necessary conditions to support the students, firstly because it doesn’t have its own program; secondly for lacking of the necessary educational materials and thirdly for not offering the adequate formation and training to teachers. Besides, the teachers have so much work to do that leaves them without conditions to produce more satisfying results; (2) the context: the context where the students are doesn’t contribute to the acquisition of literacy and the prestige variety which is necessary for their success in the schooling process, and for their progress in the schooling journey, so that they will become participating citizens in the society issues, fulfilling duties and enjoying the rights due to them. As the issue of literacy and language has been presented as key cultural survival items to students from the rural area schools, it highlights the relevance of the present study, which lies in the fact that it may contribute to the educational practices offering information to teachers and administrators regarding the importance of teachers’ language-teaching practices, specifically to the ones from the rural area schools. |
Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2012. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.