http://repositorio.unb.br/handle/10482/1075
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese_2007_AmauriRodrigues.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Presença e silêncio da colônia à metrópole : sinais do personagem negro na Literatura Brasileira |
Authors: | Silva, Amauri Rodrigues da |
Orientador(es):: | Nuto, João Vianney Cavalcanti |
Assunto:: | Negros Ideologia Escravidão Escravismo Estereótipos (Psicologia social) Discurso hegemônico Colonialismo Classe dominante |
Issue Date: | Nov-2007 |
Data de defesa:: | Nov-2007 |
Citation: | SILVA, Amauri Rodrigues da. Presença e silêncio da colônia à metrópole: sinais do personagem negro na literatura brasileira. 2007. 234 f. Tese (Doutorado em Teoria Literária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
Abstract: | A proposta desta tese é examinar e discutir a trajetória descrita pelo personagem negro no âmbito da Literatura brasileira, tomando por base uma postura crítica efetuada sobre as práticas discursivas adotadas de maneira recorrente pela indústria de artefatos literários, nas oportunidades
em que, na tessitura desses textos, esse personagem se faz presente pela via da sua historicidade e das relações sociais pelas quais passa no cotidiano. Nessa perspectiva, o foco das discussões incide sobre um estudo comparativo entre produções literárias de natureza não-estética, − a exemplo da produção histórica e da sociológica −, e as de eminência estética, ou seja, a Literatura na sua versão mais profundamente artística e mais dependente de uma linguagem que implique ação sobre o mundo.
O sedimento da discussão proposta encontra-se nos tratamentos que os textos de teor não- -estéticos dispensam ao negro, a partir da utilização de práticas discursivas que histórica e
tradicionalmente, no atendimento de interesses ideológicos de caráter dominante, visam mantê-lo num patamar de sociabilidade que não se diferencie muito da situação por ele vivida em tempos de Brasil-colônia. É do interior desse panorama que a Literatura brasileira emerge, e do ponto de vista ideológico, explora o mesmo assunto a partir da adoção de práticas discursivas semelhantes às encontradas nas páginas dos textos de natureza não-estética. Pelo cultivo desses aspectos encontrados na utilização de práticas estratégico-discursivas a Literatura se consagra como uma estrutura cultural a serviço da classe dominante, considerando sua dimensão de instrumento de reprodução ideológica dos interesses dessa classe.
_______________________________________________________________________________________ ABSTRACT Proposing to examine and to discuss the trajectory of the black character in the Brazilian Literature, this thesis is criticizing the discursive practices adopted very often by literature industry, when those characters are present through their history and daily social relations. From this perspective, the focus is a comparative study between a non-esthetic literary production – like historical and sociological, as an example – and the esthetic ones, the Literature in its most artistic version and dependent of a language that results in practice actions in the world. The bases on the discussion is in the way the non-esthetics texts treat the black characters, using discursive practices that, historical and traditionally attend to dominant classes interests, trying to maintain them in the same social level they had during the colonial age in Brazil. Is from this point of view that Brazilian Literature emerges and, ideologically, explores the same subject adopting discursive practices like those that can be found in the non-esthetics texts. By cultivating those aspects of the strategic-discursive practices, the Literature establish is as a cultural structure strengthening the dominant class, considering its power of ideological reproduction of their interests. |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2007. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.