http://repositorio.unb.br/handle/10482/10507
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ARTIGO_DesordemTemporomandibularAnsiedade.pdf | 146,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Desordem temporomandibular e ansiedade em graduandos de odontologia |
Otros títulos : | Temporomandibular joint dysfunction and anxiety in graduate dentistry |
Autor : | Fernandes, Aline Úrsula Rocha Garcia, Alício Rosalino Zuim, Paulo Renato Junqueira Cunha, Lígia Del`arco Pignatta Marchiori, André Vinícius |
Assunto:: | Transtorno craniomandibular Aspectos psicológicos |
Fecha de publicación : | 2007 |
Editorial : | Pós-graduação da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos - UNESP |
Citación : | FERNANDES, Aline Úrsula Rocha et al. Desordem temporomandibular e ansiedade em graduandos de odontologia. Ciência Odontológica Brasileira = Brazilian Dental Science, São Paulo, v. 10, n. 1, 2007. Disponível em: <http://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/cob/article/view/423>. Acesso em: 15 maio 2012. |
Resumen : | As Desordens Temporomandibulares são doenças que afetam as articulações temporomandibulares e músculos da mastigação do aparelho estomatognático. Fatores psicossociais desempenham papel importante na etiopatogenia dessa doença. O objetivo deste estudo é avaliar a relação entre o grau de desordem temporomandibular e o nível de ansiedade em estudantes de graduação em Odontologia, em três períodos do curso (1o ao 4o semestres, 5o ao 7o, e 8o ao 10o semestres), por meio dos questionários auto-aplicáveis Índice Anamnésico de Fonseca e do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Os dados foram tabulados e posteriormente analisados por meio dos testes estatísticos Kruskal-Wallis e correlação de Pearson, ao nível de significância de 1%. Os resultados mostraram correlação positiva e diferença estatisticamente significante entre DTM e ansiedade, em todos os períodos avaliados; e um nível mais alto de ansiedade foi observado no período intermediário do curso (5o ao 7o semestres). Concluímos que houve relação diretamente proporcional entre DTM e ansiedade nos alunos avaliados, estatisticamente significante, independente do estágio cursado; o maior nível de ansiedade foi observado no grupo formado por alunos do 5o ao 7o semestres, contudo sem nenhuma significância estatística. Torna-se importante desenvolver uma estratégia para o controle do estresse e da ansiedade dos alunos no curso de graduação em Odontologia. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The Craniomandibular disorders are illnesses that affect the joints temporomandibulares and muscles of the chew. Psycho-logical and social factors are important role in the etiology of this illness. The objective of this study is to evaluate the relation between the degree of craniomandibular disorders and the level of anxiety in students of graduation in Dentistry, in three periods of the course, by means of the auto-applicable questionnaires Fonseca’s Index and of the State Trait Anxiety Inventory (STAI). The data had been tabulated and analyzed by means of the statistical tests Kruskal-Wallis and correlation of Pearson, to the level of signifcance of 1%. The results had shown to positive correlation and statistically signifcant difference between craniomandibular disorders and anxiety, in all the evaluated periods; e a higher level of anxiety was observed in the intermediate period of the course (5o to 7o semesters). We conclude that it had directly proportional relation between craniomandibular disorders and anxiety in the evaluated students, statistically signifcant, independent of the attended a course period of training; the biggest level of anxiety was observed in the group formed for students of 5o to 7o semesters, however without no signifcance statistics; and is important to develop a strategy for the control of stress it and the anxiety of the pupils in the course of graduation in Dentistry. |
Licença:: | Ciência Odontológica Brasileira - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/cob/article/view/423. Acesso em: 15 maio 2012. |
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