http://repositorio.unb.br/handle/10482/10431
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2012_MarcoAkiraMiura.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Entre a simpatia e a corrupção : análise das dimensões constituintes do jeitinho brasileiro |
Auteur(s): | Miura, Marco Akira |
Orientador(es):: | Pilati, Ronaldo |
Assunto:: | Psicologia social - Brasil Corrupção na política - aspectos sociais Características nacionais - Brasil Comportamento - avaliação |
Date de publication: | 14-mai-2012 |
Data de defesa:: | 5-mar-2012 |
Référence bibliographique: | MIURA, Marco Akira. Entre a simpatia e a corrupção: análise das dimensões constituintes do jeitinho brasileiro. 2012. v, 43 f. Dissertação(Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2012 |
Résumé: | Este trabalho teve como objetivos (1) desenvolver medidas alternativas do jeitinho brasileiro ocadas em diferenças individuais e (2) avaliar a dimensionalidade do construto. Para tal, quatro estudos foram realizados: no primeiro estudo, desenvolveu-se uma escala de jeitinho baseada em situações. Observou-se a diferenciação de dois fatores: “jeitinho simpático”
englobou itens de criatividade e simpatia, e relacionou-se com o valor de conformidade e
raços de personalidade de extroversão, sociabilidade (agradabilidade), abertura a novas experiências e conscienciosidade; “malandragem” foi composto por itens de malandragem, prejuízo e desrespeito a regras, e é caracterizado por valores de autopromoção e estimulação, e baixos escores de conscienciosidade e sociabilidade. No segundo estudo, observou-se, por
meio da manipulação experimental de cenários, que a estratégia de influência interpessoal mpacta na percepção do jeitinho, mas a quebra de normas, não. No Estudo 3, desenvolveu-se uma escala alternativa com itens descontextualizados. Cinco fatores foram observados: simpatia, criatividade, malandragem, prejuízo e desrespeito a regras. Por fim, realizaram-se análises fatoriais confirmatórias para ambas as escalas, avaliando a convergência entre as medidas, incluindo o já desenvolvido Questionário do Jeitinho Brasileiro. A convergência entre as medidas mostrou que o jeitinho criativo está relacionado à simpatia e o jeitinho
ransgressor, à malandragem. Dessa forma, o estudo da simpatia, como script cultural, e do raço de agradabilidade podem contribuir para o entendimento do mecanismo psicológico do eitinho. Além disso, a malandragem evidencia a relação do comportamento com a
moralidade. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This work aimed to (1) develop alternative measures of Brazilian jeitinho focused on individual differences and (2) evaluate the construct’s dimensionality. Four studies were conducted: in the first study, we developed a measure of jeitinho based on situations. Two factors were observed: “jeitinho simpático” encompasses naïve creativity and simpatía, and relates to conformity value and to openness do new experiences, agreeableness, extroversion and conscientiousness personality traits; “trickery” consists of strategies of deception and disregard for rules, and is characterized by self-promotion and stimulation values, and low scores of conscientiousness and agreeableness. In Study 2, we observed, through experimental manipulation of scenarios, that interpersonal influence strategy influenced the perception of jeitinho, however, norm breaking did not. In Study 3, we developed an alternative measure with decontextualized items. Five factors were observed: simpatía, creativity, trickery, harm, and disregard for rules. Finally, we conducted confirmatory factor analyses for both scales, and evaluated the convergence between measures, including an existing Brazilian Jeitinho Questionnaire. The convergence between measures showed that creative jeitinho is characterized by simpatia and that transgressive jeitinho is marked by trickery. In this sense, the study of the cultural script of simpatia and the personality trait of agreeableness should contribute to the understanding of the psychological mechanism of jeitinho. Besides, trickery factors make it clear the relationship between the behavior and morality. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2012. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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