http://repositorio.unb.br/handle/10482/1033
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EVENTO_MetodologiaEnsinoBiblioteca.pdf | 108,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Metodologias para o ensino de bibliotecas digitais |
Autor(es): | Márdero Arellano, Miguel Ángel Cunha, Murilo Bastos da |
Assunto: | Biblioteca digital Metodologia de ensino Tecnologia da informação |
Data de publicação: | 2004 |
Referência: | MÁRDERO ARELLANO, Miguel Ángel; CUNHA, Murilo Bastos da. Metodologias para o ensino de bibliotecas digitais. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS, 2., 2004, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 2004. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é conhecer o processo de ensino dos conceitos e tecnologias que envolvem as bibliotecas digitais. Nossa pesquisa baseou-se no material bibliográfico existente sobre o ensino de bibliotecas digitais e na participação dos autores na estruturação de três cursos de biblioteca digital no Brasil. Foram analisadas as características dos programas de estudo citados nas publicações encontradas, assim como, mencionaram-se as principais conclusões a que chegaram os autores referenciados na seleção dos recursos adequados ao ensino de bibliotecas digitais. Os diferentes cursos e disciplinas foram analisados segundo as suas características básicas: instituição, tipo de disciplina, conteúdo programático, perfil dos alunos e dos professores que ministraram as aulas. Os dados foram coletados através dos registros na bibliografia consultada e nos sites das disciplinas na Internet. Foram resumidas as características e as conclusões das experiências dos cursos e disciplinas ministrados pelos autores. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Informações de Acesso e Conteúdo: | Trabalho apresentado no II Seminário Internacional de Bibliotecas Digitais, Campinas, 2004. |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em evento |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.