Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/10037
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2011_DanielSilvaOliveira.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Tecnologias apropriadas para a implantação de banda larga nas escolas públicas urbanas e suas consequências e impactos sociais
Autor : Oliveira, Daniel da Silva
Orientador(es):: Abdalla Júnior, Humberto
Assunto:: Tecnologia - aspectos sociais
Internet na educação
Fecha de publicación : 5-mar-2012
Citación : OLIVEIRA, Daniel da Silva. Tecnologias apropriadas para a implantação de banda larga nas escolas públicas urbanas e suas consequências e impactos sociais. 2011. xiv, 113 f., il. Dissertação(Mestrado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumen : Esse trabalho objetiva analisar uma das políticas públicas para a massificação do acesso banda larga: O Projeto Banda Larga nas Escolas Públicas Urbanas. Para tanto será usada uma definição de banda larga adequada ao estudo e que limite as possíveis tecnologias que podem ser empregadas para fornecer tal tipo de acesso. O Programa Banda Larga nas Escolas será estudado por meio das políticas públicas que o nortearam, definindo-se conceitos nesse campo de estudo. Finalmente é apresentada uma pesquisa feita em viagem a várias escolas do país para obtenção de dados necessários para avaliar o sucesso do programa e seu impacto em uma ambiente de ensino. Ao final, o trabalho apresenta conclusões sobre como lidar com os problemas encontrados no programa. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work focus on analyzing a public policy for universalization of broadband access in Brazil: Program Broadband in Public Urban Schools – PBLE in its Portuguese acronym. To do so, broadband access will be defined for the scope of this study in a way that is adequate and limits possible Technologies that are capable of providing such a service. PBLE will be studied based on the public policies that guided it, defining concepts in this field of study. Finally, it‟s presented a research done during visits to various urban public schools in Brazil in order to obtain data necessary to assess PBLE success and its impact in a teaching environment. At the end, this work shows some conclusions about how to deal with the problems faced by the program.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2011.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/10037/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.