http://repositorio.unb.br/handle/10482/10019
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2011_DaniloSilvaGuimaraes.pdf | 2,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Morfogênese dos jogos digitais |
Autor : | Guimarães, Danilo Silva |
Orientador(es):: | Venturelli, Suzete |
Assunto:: | Arte e tecnologia Jogos por computador |
Fecha de publicación : | 27-feb-2012 |
Data de defesa:: | 13-jul-2011 |
Citación : | GUIMARÃES, Danilo Silva. Morfogênese dos jogos digitais. 2011. 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumen : | O presente trabalho pretende mapear afirmações que abordam os jogos digitais como expressão artística. Teorias filosóficas afirmam que os jogos são entidades com grande potencial artístico, cultural, dotados de autonomia e fomentadores das mais diferenciadas formas de evasão do cotidiano. Com intuito de fornecer uma base conceitual, a primeira parte da investigação esclarece temas que se correlacio-nam ao universo das estéticas dos trabalhos tecnológicos, invenção fotográfica e inteligência artificial. Especificamente, a digitalização da informação permitiu o surgimento de novas dinâmicas de atuação. Nos jogos, sua incorporação criou os jogos digitais, popularmente chamados de games, local em que se concentra a segunda parte da pesquisa. Artistas observaram seu poder cultural e com a utilização de modos criativos de intervenção, subverteram seus valores e
elaboraram o conceito de gamearte. Portanto, os jogos digitais como proposta artística se utiliza livremente das linguagens dos games para questionar, indagar e se expressar. A parte final procura esclarecer e propor uma forma de elaboração dos jogos digitais, ao descrever e analisar cuidadosamente todas as etapas de concepção do gamearte Evolutione. O jogo multiusuário tem um apelo ecológico, que procura indagar as ações humanas, seu antropocentrismo e demonstra uma potencial forma de equilíbrio planetário. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper aims to map affirmations that digital games are artistic expressions. Philosophical theories claim that the games are entities with great artistic potential, cultural, with autonomy and developers of differentiated forms of escape from everyday life. In order to provide a conceptual framework, the first part of the investigation clarifies issues that correlate to the universe of aesthetic technological, invention of protography and artificial intelligence. Specifically, the digitization of information has allowed the emergence of new dynamics presentation. In the games, its incorpóration created the digital games, generally known as games, where it focuses the second part of the research. Artists observed their cultural power and the used of creative ways to intervene, subverted their values and developed the concepts of gameart. Therefore, the digital games as artistic proposal makes use of the games language to question, inquire and express themselves. The final part of the research seeks to clarify and propose a form of development of digital games, to describe an analyze carefully all the steps of designing the gameart Evolutione. The game multiplayer has proposed ecological appeal, which seeks to investigate human actions, its anthropocentrism and demonstrates a potential form of planetary balance. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2011. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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