Skip navigation

Navegando por Assunto Língua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeiros

Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
ou entre com as primeiras letras:  
Mostrando resultados 1 a 20 de 34  Próximo >
Data de publicaçãoData de defesaTítuloAutor(es)Orientador(es)Coorientador(es)
6-Jul-201131-Ago-2009A abordagem subjacente ao material didático de português língua estrangeira : a análise da multimodalidade textualCastro, Giuliano Pereira de OliveiraOrtíz Alvarez, Maria Luisa-
28-Set-2020Mar-2002As ações lingüísticas de um professor em relação aos diferentes estilos da língua portuguesa do Brasil em uma sala de aula de português para estrangeirosNiederauer, Mareia Elenita FrançaBortoni-Ricardo, Stella Maris-
5-Mai-20152-Fev-2015Análise de abordagem de material didático para o ensino de línguas (PLE/PL2)González, Verónica AndreaAlmeida Filho, José Carlos Paes de-
21-Dez-200926-Jun-2007As expressões idiomáticas no ensino de português como língua estrangeira para estudantes uruguaiosPedro, Magali de LourdesOrtíz Alvarez, Maria Luisa-
2014-Competência interacional : critério para avaliação da produção oral em língua adicionalNiederauer, Marcia--
25-Nov-20141-Jul-2014A cultura de aprender português como segunda língua de alunos hispanofalantes do ensino fundamental II em contexto militar de ensinoMaia, Maria Antonia Germano dos SantosSilva, Kleber Aparecido da-
17-Out-201611-Fev-2016Cursos e (per)cursos : aspectos históricos e políticos do ensino de PLE na América CentralCañas Chávez, Fidel AmandoBarbosa, Lúcia Maria de Assunção-
21-Out-20132013Ensino de português como segunda língua : mal-entendidos em interações interculturaisBatista, Nara Sâmara de OliveiraOliveira, Cibele Brandão de-
5-Jul-20135-Mar-2013Ensino de segunda língua : uma contribuição para o desenvolvimento da competência interacional na escritaTavares, Vanessa OliveiraOliveira, Cibele Brandão de-
16-Out-2013Jul-2013A entonação no processo de ensino-aprendizagem de PLE : proposta didática para o ensino de modelos de entonação interrogativa do português do Brasil – estado de São PauloMendes, Raquel SenaUnternbäumen, Enrique HuelvaFont-Rotchés, Dolors
10-Out-20144-Ago-2014Entre o egresso ideal e o egresso real da formação inicial de português como língua adicional : experiências, crenças e identidadesMendes, Márcia Pereira de AlmeidaSilva, Kleber Aparecido da-
29-Out-201827-Fev-2018Entre palavras e imagens : o texto multimodal em livros didáticos de português do Brasil como língua adicionalRodrigues Filho, RobertoFerraz, Janaína de Aquino-
30-Out-201915-Mar-2019Estratégias sociocognitivas para o gerenciamento de mal-entendidos em português brasileiro como língua adicional no contexto de TandemCosta, Nívia Maria AssunçãoOliveira, Cibele Brandão de-
6-Abr-201113-Out-2010A experiência de um aprendiz de português como segunda língua em ambiente de imersãoSantos, Domingos dosBortoni-Ricardo, Stella Maris-
2010-Expressões idiomáticas em textos jornalísticos : insumo para aulas de PLEOrtíz Alvarez, Maria Luisa; Machado, Ana Elizabete Barreira--
11-Mai-20113-Fev-2011Expressões idiomáticas no português do Brasil : análise funcional-tipológica e seu ensino no âmbito de segunda línguaFernandes, Eugênia Magnólia da SilvaGomes, Dioney Moreira-
12-Dez-201322-Ago-2013História do futuro : diagnóstico e perspectivas de políticas públicas para o Ensino⁄Aprendizagem de PLE-PL2 no Brasil do século XXICastro Neto, Francisco Tomé deAlmeida Filho, José Carlos Paes de-
29-Jul-20132013Inter-ação, representação e identificação do Brasil em textos esritos do exame Celpe-BrasCota, Ailana AssisRamalho, Viviane Cristina Vieira Sebba-
10-Mai-201215-Jul-2011A multimodalidade no ensino de português como segunda língua : novas perspectivas discursivas críticasFerraz, Janaína de AquinoVieira, Josênia Antunes-
20082008O cultural na aula de português como segunda língua a partir das ações de uma professora em uma escola bilíngüe de Brasília : um estudo de casoRodrigues, Leandro Dias CarneiroSantos, Cynthia Ann Bell dos-