Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/9467
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_LinguagemIdentidadeContextos.pdf81,12 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.authorMagalhães, Izabel-
dc.date.accessioned2011-10-17T13:58:38Z-
dc.date.available2011-10-17T13:58:38Z-
dc.date.issued1996-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Izabel. Linguagem e identidade em contextos institucionais e comunitários. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasíia, v. 2, n. 1, p. 42-61, 1996. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/les/article/view/1312/965>. Acesso em: 25 ago. 2011.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9467-
dc.descriptionEste trabalho dá continuidade à reflexão sobre linguagem, letramento e identidade iniciada em Magalhães (1995), "Práticas discursivas de letramento: a construção da identidade em relatos de mulheres", in Kleiman, op. cit., pp. 201-235. Uma comunicação baseada neste texto foi apresentada no XI Encontro Nacional da ANPOLL, na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, em junho de 1996.en
dc.descriptionParticiparam desta pesquisa Janaína Theodoro, Eugênio Batista, Guilherme Rios, James Dias e Paulo Valladão. Como se tratava de um projeto integrado, a pesquisa incluiu três outros projetos, de Denise de A.C. Martins, Maria Christina D. Leal e Josênia V. da SilvarA^esquisa recebeu apoio financeiro do CNPq e da Universidade de Brasília (DPP/DEX).en
dc.description.abstractPeople's identities are currently seen as a focus of interest in a number of language studies which have adopted a criticai perspective. The purpose of the present study is to discuss how the identities of adult literacy learners are constituted in text. The study explores intertextuality following work by Mikhail Bakhtin (1986) and Norman Fairclough (1992a). The main finding points to heterogeneity in the subject of educational discourse. Two categories of subject are defined: the disciplinary subject and the community subject. These categories often oppose each other but can at times coexist. In learners' texts, a community voice can be heard in its particular language which seems to resist schooled literacy practice. Such language is characterised by textual transformation.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleLinguagem e identidade em contextos institucionais e comunitáriosen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordLetramentoen
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultosen
dc.subject.keywordIntertextualidadeen
dc.subject.keywordAnálise do discursoen
dc.subject.keywordComunidadeen
dc.subject.keywordAlfabetização de jovens e adultosen
dc.rights.licenseCadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported. Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/les/index. Acesso em: 18 abr. 2012.-
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/9467/statistics">



Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons Creative Commons