Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9429
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2011_AnieGomezNagamine.pdf7,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOrtíz Alvarez, Maria Luisapt_BR
dc.contributor.authorNagamine, Anie Gomezpt_BR
dc.date.accessioned2011-10-13T11:39:01Z-
dc.date.available2011-10-13T11:39:01Z-
dc.date.issued2011-10-13-
dc.date.submitted2011-09-10-
dc.identifier.citationNAGAMINE, Anie Gomez. Lapidando as competências de professores de línguas em contexto EAD/TIC's. 2011. 288 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9429-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2011.pt_BR
dc.description.abstractO advento da Internet e do desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação reconfigurou o mundo contemporâneo. Para a área de educação e formação de professores esse avanço tecnológico significou, entre outras coisas, a intensificação do uso da EAD. Dessa forma, nesse trabalho buscamos identificar as competências de professores de língua(s) desenvolvidas nas interações dos participantes durante a realização de um Curso de Especialização Lato Sensu oferecido por uma Universidade Pública a professores de uma Secretaria de Educação. A partir de um referencial teórico sobre formação de professores e formação inicial e continuada de professores de línguas, e de uma perspectiva metodológica qualitativa, essa pesquisa do tipo estudo de caso documental concluiu que o curso cumpriu com os objetivos descritos em seu projeto pedagógico e que as competências desenvolvidas pelos participantes durante seu transcurso foram: a comunicativa em língua espanhola, mais especificamente na modalidade escrita, a competência teórica, a profissional, a reflexiva e a competência implícita que pode ter se transformado em competência aplicada. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTpt_BR
dc.description.abstractThe advent of the Internet and the development of Information and Communication Technologies reconfigured the contemporary world. For the area of education and formation of teachers this technological advancement has meant, among other things, the intensification of the use of Distance Education. Thus, in this study we search to identify the competencies of language teachers developed in interactions of the participants during the Curso de Especialização Lato Sensu offered by a Public University to teachers of a Secretaria de Educação. From a theoretical framework on teachers formation and initial and continuing formation of language teachers, and a qualitative methodological perspective, this case study documental research concluded that the course met the goals outlined in its pedagogical project and that the competencies developed by the participants during the course were: to communicate in Spanish, specifically in the writing modality, theoretical competence, the professional, the reflective and the implicit competence that may be moved into the applied one.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleLapidando as competências de professores de línguas em contexto EAD/TIC'sen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordLíngua espanhola - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordEnsino a distânciaen
dc.subject.keywordTecnologia da informaçãoen
dc.subject.keywordTecnologia educacionalen
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/9429/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.