Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8273
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2006_RenataRomeroFerraz.pdf535,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSantos, Rita de Cassi Pereira dos-
dc.contributor.authorFerraz, Renata Romero-
dc.date.accessioned2011-06-06T21:30:39Z-
dc.date.available2011-06-06T21:30:39Z-
dc.date.issued2011-06-06-
dc.date.submitted2006-07-07-
dc.identifier.citationFERRAZ, Renata Romero. A autocrítica dialógica dos quintanares em prosa. 2006. 122 f. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8273-
dc.descriptionDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2006.en
dc.description.abstractEste trabalho consiste na leitura dos poemas em prosa de Mário Quintana, que constituem, dentro do panorama da literatura brasileira do século XX, a modalidade do gênero lírico que ganhou certo destaque na prática poética do autor e que estão publicados, em parte de sua obra, nos livros Sapato florido (1947), Caderno H (1973), A vaca e o hipogrifo (1977), Da preguiça como método de trabalho (1987) e Porta giratória (1988). Levando em conta este aspecto, dentre outros, a originalidade de alguns motivos, o trabalho tem como objetivo, tomando como ponto de partida um dos precedentes dominantes nos poemas, a metalinguagem, analisar os elementos que integram o fazer poético e a atualização dele, que vão nos permitir verificar como o poeta transpõe para o corpus sua visão, por um lado, do que é poesia, do que é poema e do papel do poeta e, por outro, a concepção peculiar que tem do leitor ideal, imaginado por ele, do leitor real e do crítico literário, marcados por um olhar profundamente crítico e irônico. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe present work consists of a reading of Mario Quintana’s prose poetries, which constitutes, with accordance to Brazilian literature’s view in the XX century, the model of lyric gender that was focused in the poetic practice of the author, published in the books Sapato florido (1947), Caderno H (1973), A vaca e o hipogrifo (1977), Da preguiça como método de trabalho (1987) e Porta giratória (1988). Considering the originality of some motifs, this work aims to analyze the elements that join the poetic practice and its actualization, starting by the metalinguistics resources, which allows us to find out how the poet transfers his view, to the corpus, of what is poetry, what is poem and the poet’s role, and, on the other hand, his peculiar conception of the ideal reader, the ordinary reader and the literary critic, impressed by an extremely critical and ironic view.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA autocrítica dialógica dos quintanares em prosaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordLiteratura brasileira - crítica, interpretação, etcen
dc.subject.keywordPoesia brasileira - crítica, interpretação, etcen
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/8273/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.