| Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
| dc.contributor.advisor | Rufinoni, Priscila Rossinetti | - |
| dc.contributor.author | Rocha, Maria Clara Rodrigues | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-02T13:13:27Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-02T13:13:27Z | - |
| dc.date.issued | 2025-12-02 | - |
| dc.date.submitted | 2024-12-06 | - |
| dc.identifier.citation | ROCHA, Maria Clara Rodrigues. Walter Benjamin leitor do romantismo: o medium-de-reflexão e suas implicações para a filosofia da arte. 2024. 91 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/53317 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2024. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A Dissertação tem como objeto a tese de doutoramento de Walter Benjamin intitulada "O
conceito de crítica de arte no romantismo alemão”. O conceito a qual nos deteremos é
primeiramente o de reflexão e, posteriormente, tentaremos discorrer como a obra de arte
funciona como um medium-de-reflexão na concepção de crítica romântica, que desloca o
sentido da estética como entendida tradicionalmente a partir da crítica de gosto. Benjamin se
debruça sobre os escritos de Schlegel e Novalis para pensar como esses autores visam uma
forma de crítica imanente à reflexão, buscando legitimar a filosofia da arte e seu lugar na
teoria do conhecimento não como sistematização, mas como formação cíclica. A crítica
enquanto medium inaugura um processo em que a arte não deve mais ser julgada a partir de
regras externas à sua forma, como é o caso da teoria dos gêneros. Esse fator, do absoluto que
contém “essências espirituais”, suprime a divisão entre sujeito e objeto. Esse debate é extenso
e envolve diversos filósofos importantes, desde Kant, Fichte e Goethe. Interessa-nos explorar
esse espaço em que as obras de arte não são mais um conjunto de regras bem ou mal
aplicadas, mas sim desdobramentos reflexivos em potencial. É desse contexto, da pergunta
sobre um certo método crítico, que buscou-se entender a leitura que Benjamin dos românticos
de Jena, localizando-as no chão e contexto em que esse debate se deu e tendo como horizonte
o entendimento sobre conceitos que impactarão também sua obra posterior. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Walter Benjamin leitor do romantismo : o medium-de-reflexão e suas implicações para a filosofia da arte | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Benjamin, Walter, 1892-1940 - crítica e interpretação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Romantismo | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Arte - filosofia | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Reflexão (Filosofia) | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This dissertation focuses on Walter Benjamin's doctoral thesis, The Concept of Criticism in
German Romanticism. The central concept examined is reflection, followed by an exploration
of how the artwork operates as a medium-of-reflection within the Romantic conception of
criticism, which shifts the traditional understanding of aesthetics away from taste-based
critique. Benjamin delves into the writings of Schlegel and Novalis to analyze their pursuit of
a form of criticism immanent to reflection, aiming to legitimize the philosophy of art and its
role within epistemology—not as systematization but as cyclical formation. Criticism, as a
medium, inaugurates a process wherein art is no longer judged based on external rules, such
as those of genre theory. This notion of the absolute containing "spiritual essences" dissolves
the division between subject and object. The debate is extensive, involving key philosophers
such as Kant, Fichte, and Goethe. This study seeks to explore the realm where artworks
transcend the application of fixed rules to become potential reflective unfoldings. It is within
this context, questioning a certain critical method, that Benjamin's reading of the Jena
Romantics is analyzed, situating it within the historical and intellectual landscape of the time
while aiming to grasp concepts that also resonate in his later works. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Filosofia (ICH FIL) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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