http://repositorio.unb.br/handle/10482/53167| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| 2025_CamiloAndresVillarragaSolis_DISSERT.pdf | 14,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título: | Identificação do modelo matemático e estimação do estado de carga de baterias de íons de lítio utilizando um filtro de Kalman estendido |
| Autor(es): | Solís, Camilo Andrés Villarraga |
| Orientador(es): | Lopes, Renato Vilela |
| Assunto: | Filtro de Kalman Estendido (FKE) Baterias de lítio |
| Data de publicação: | 19-Nov-2025 |
| Data de defesa: | 25-Mar-2025 |
| Referência: | SOLÍS, Camilo Andrés Villarraga. Identificação do modelo matemático e estimação do estado de carga de baterias de íons de lítio utilizando um filtro de Kalman estendido. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Sistemas Mecatrônicos) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Este trabalho desenvolve e implementa um método otimizado para a estimativa do estado de carga (SoC) de baterias de íon-lítio por meio de um Filtro de Kalman Estendido (EKF). A precisão na estimativa do SoC é um fator determinante para a eficiência e segurança dos sistemas de gerenciamento de baterias (BMS), especialmente em aplicações de mobilidade elétrica e armazenamento de energia renovável. No entanto, a efetividade do EKF depende diretamente da correta parametrização de suas matrizes de covariância, que influenciam sua capacidade de filtragem e correção de erros. Nesse contexto, propõe-se um processo de otimização das matrizes de covariância (𝑄𝑘 , 𝑅𝑘 e 𝑃), permitindo um ajuste dinâmico em função do SoC e reduzindo o impacto das incertezas do modelo e das medições. A otimização baseia-se na minimização do erro quadrático médio (RMSE) da tensão terminal e do SoC dentro da função objetivo, aplicando uma abordagem de ponderação que prioriza a precisão na estimativa do SoC. Os resultados obtidos demonstram que o EKF otimizado reduz significativamente o RMSE em diversas condições operacionais. Em um teste de validação com um SoC inicial de 100%, obteve-se um RMSE de 0,809%; em outro teste com um SoC inicial de 60%, o RMSE foi de 0,368%. Além disso, em testes com o perfil de corrente HPPC, utilizados para a caracterização da bateria, o RMSE atingiu 1,266%, validando a estimativa em cenários com tempos de simulação prolongados. Essas validações foram realizadas a uma temperatura ambiente de 20 °C, evidenciando a estabilidade e a precisão do método otimizado em condições operacionais padrão. Os testes foram realizados em diferentes temperaturas (-5, 0, 10, 20, 30, 40 e 50 °C), demonstrando que o EKF mantém sua estabilidade e precisão em uma ampla faixa térmica. Evidenciou-se que o ajuste das matrizes de covariância permite que o filtro corrija eficazmente erros iniciais na estimativa do SoC, reduzindo discrepâncias iniciais de até 10% para valores inferiores a 2,5%. Os resultados obtidos demonstram que a otimização das matrizes de covariância não apenas melhora a precisão do EKF, mas também reduz o custo computacional ao permitir o armazenamento dos valores ótimos em tabelas de consulta (LUT). Isso facilita sua implementação em sistemas embarcados, promovendo um monitoramento mais confiável do SoC em aplicações industriais e comerciais. Por fim, este trabalho contribui para o avanço do conhecimento na gestão de baterias, fornecendo um marco metodológico robusto que pode servir de base para futuras pesquisas e aplicações em sistemas de energia sustentável. |
| Abstract: | This work develops and implements an optimized method for estimating the state of charge (SoC) of lithium-ion batteries using an Extended Kalman Filter (EKF). The accuracy of SoC estimation is a crucial factor for the efficiency and safety of battery management systems (BMS), particularly in electric mobility and renewable energy storage applications. However, the effectiveness of the EKF directly depends on the proper parameterization of its covariance matrices, which influence its filtering and error correction capabilities. In this context, an optimization process for the covariance matrices (𝑄𝑘 , 𝑅𝑘 e 𝑃) is proposed, enabling a dynamic adjustment based on the SoC and reducing the impact of model and measurement uncertainties. The optimization is based on minimizing the root mean square error (RMSE) of the terminal voltage and SoC within the objective function, applying a weighting approach that prioritizes SoC estimation accuracy. The results show that the optimized EKF significantly reduces the RMSE under various operating conditions. In a validation test with an initial SoC of 100%, an RMSE of 0.809% was obtained; in another test with an initial SoC of 60%, the RMSE was 0.368%. Additionally, in tests using the HPPC current profile, commonly used for battery characterization, the RMSE reached 1.266%, validating the estimation in scenarios with extended simulation times. These validations were conducted at an ambient temperature of 20°C, demonstrating the stability and accuracy of the optimized method under standard operating conditions.Tests were performed at different temperatures (-5, 0, 10, 20, 30, 40, and 50°C), showing that the EKF maintains its stability and accuracy across a wide thermal range. It was observed that adjusting the covariance matrices allows the filter to effectively correct initial errors in the SoC estimation, reducing initial discrepancies of up to 10% to values below 2.5%. The results indicate that optimizing the covariance matrices not only enhances EKF accuracy but also reduces computational cost by enabling the storage of optimal values in lookup tables (LUT). This facilitates implementation in embedded systems, promoting more reliable SoC monitoring in industrial and commercial applications.Ultimately, this work contributes to advancing knowledge in battery management by providing a robust methodological framework that can serve as a foundation for future research and applications in sustainable energy systems. |
| Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) |
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2025. |
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Sistemas Mecatrônicos |
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| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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