| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Brito, José Luís Vital de | pt_BR |
| dc.contributor.author | Almeida, Ronaldo Oliveira de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-17T21:12:09Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-17T21:12:09Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-17 | - |
| dc.date.submitted | 2025-04-29 | - |
| dc.identifier.citation | ALMEIDA, Ronaldo Oliveira de. Avaliação estática e dinâmica de tabuleiro metálico ortotrópico por análise numérica e ensaios de campo: estudo de caso da ponte de Oscar Niemeyer. 2025. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/53133 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A Ponte Honestino Guimarães, projetada por Oscar Niemeyer em 1967 e inaugurada em 1976,
é a única ponte concebida pelo renomado arquiteto que foi construída. A ponte tem um
comprimento total de 440 metros, com um vão principal de 220 metros e dois vãos laterais de
110 metros. Inicialmente projetada com um sistema estrutural de concreto protendido
composto por três vigas-caixão, a ponte foi planejada para ser executada inteiramente por meio
de construção em balanços sucessivos. No entanto, devido a um incidente durante a instalação
dos cabos de protensão, em 1971, o sistema estrutural do vão principal foi modificado para
reduzir o peso próprio da estrutura. Como consequência, foi implementado um tabuleiro
ortotrópico metálico de 58 metros (Viga Gerber) no meio do vão. Entre 2022 e 2024, quase
cinco décadas após sua inauguração e duas décadas após o colapso da Ponte de Koror em 1996
– uma estrutura de idade e sistema estrutural semelhantes – a Ponte Honestino Guimarães foi
submetida a uma grande reabilitação estrutural. Os reparos incluíram a aplicação de fibra de
carbono (CFRP) nas almas do tabuleiro e colocação de cabos de protensão externos para
corrigir deficiências na capacidade de cisalhamento e flexão identificadas por meio de
inspeções e monitoração estrutural. Acelerômetros e extensômetros foram instalados no
tabuleiro metálico do vão principal. Vibrações ambientais causadas pelo tráfego aleatório
foram registradas continuamente de forma remota por um ano, enquanto um teste de carga
estática foi realizado com caminhões de eixo tandem. Um modelo detalhado em elementos
finitos do tabuleiro ortotrópico foi gerado utilizando o programa computacional ANSYS. Com
base em dados experimentais e numéricos, análises dinâmicas foram realizadas, incluindo
identificação modal estrutural e análises estáticas, quantificando as deformações induzidas
pelos veículos de teste. Um algoritmo de programação linear foi implementado por meio da
integração entre ANSYS e MATLAB para realizar uma atualização do modelo em elementos
finitos, desenvolvido, com base nos testes de vibração ambiental realizados em campo. O
estudo contribui para a compreensão do comportamento estrutural do tabuleiro ortotrópico de
aço e para pesquisas futuras, fornecendo um modelo numérico calibrado do vão central
metálico da ponte. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Avaliação estática e dinâmica de tabuleiro metálico ortotrópico por análise numérica e ensaios de campo : estudo de caso da ponte de Oscar Niemeyer | pt_BR |
| dc.title.alternative | Static and dynamic evaluation of an orthotropic steel deck through numerical analysis and field testing : a case study of the Oscar Niemeyer bridge | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Ponte rodoviáriaPontes rodoviárias | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Pontes | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Niemeyer, Oscar, 1907-2012 | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Tabuleiro metálico ortotrópico | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Método dos elementos finitos | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Avaliação estática | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Avaliação dinâmica | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.contributor.advisorco | Alencar, Guilherme Santana | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | The Honestino Guimarães Bridge, designed by Oscar Niemeyer in 1967 and inaugurated in
1976, is the only bridge conceived by the renowned architect that has been constructed. The
bridge has a total length of 440 meters, with a 220-meter main span and two side spans of 110
meters. Initially designed with a prestressed concrete structural system consisting of three box
girders, the bridge was intended to be entirely executed using progressive cantilever
construction. However, due to an incident during the installation of prestressing cables in 1971,
the structural system of the main span was modified to reduce the self-weight of the structure.
Consequently, a 58-meter orthotropic steel deck (Gerber Beam) was implemented in the midspan. Between 2022 and 2024, nearly five decades after its inauguration and two decades after
the collapse of the Koror Bridge in 1996 – a structure of similar age and structural system – the
Honestino Guimarães Bridge was submitted to a significant structural rehabilitation. The repairs
included the application of carbon fiber-reinforced polymer (CFRP) sheets and external
prestressing cables to address deficiencies in shear and flexural capacity identified through
inspections and monitoring. Accelerometers and strain gauges were installed on the steel deck
of the main span. Ambient vibrations caused by random traffic were continuously recorded
remotely for one year, while a static load test was conducted using tandem axle trucks. A
detailed finite element model of the steel deck using ANSYS software was generated. Based on
experimental and numerical data, dynamic analyses were performed, including structural modal
identification and static analyses quantifying the deformations induced by the test vehicle. A
linear programming algorithm was implemented by integrating ANSYS and MATLAB to
perform a model updating of the developed FE model based on ambient vibration field tests.
The study contributes to the understanding of the structural behavior of the orthotropic steel
deck. It contributes to future research, providing a calibrated FE model of the bridge’s midspan. | en |
| dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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