http://repositorio.unb.br/handle/10482/53119| Arquivo | Tamanho | Formato | |
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| LiviaAlessandraDeCarvalhoTeles_TESE.pdf | 2,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título: | Desafios e possibilidades da mobilidade ativa promotora da saúde no contexto escolar e a composição de uma rede intersetorial |
| Outros títulos: | Challenges and possibilities of active mobility promoting health in the school context and the composition of an intersectoral network |
| Autor(es): | Teles, Livia Alessandra de Carvalho |
| Orientador(es): | Nogueira, Julia Aparecida Devide |
| Assunto: | Promoção da saúde escolar Mobilidade sustentável Educação física escolar Cidades saudáveis |
| Data de publicação: | 17-Nov-2025 |
| Data de defesa: | 26-Ago-2025 |
| Referência: | TELES, Livia Alessandra de Carvalho. Desafios e possibilidades da mobilidade ativa promotora da saúde no contexto escolar e a composição de uma rede intersetorial. 2025. 106 f., il. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | A mobilidade ativa é o principal modo de deslocamento adotado pelos brasileiros, sendo uma prática potencialmente saudável, sustentável e socialmente justa. Quando realizada como um direito social, pode se tornar uma importante estratégia de promoção da saúde. No entanto, no Brasil, a realização dessa prática corporal enfrenta diversos desafios, como por exemplo as iniquidades de condições em que ela é praticada. A presente tese reflete sobre os desafios e as possibilidades da mobilidade ativa no contexto escolar, além de buscar favorecer a construção de uma rede intersetorial para fortalecer essa prática nas escolas. Para tecer tais análises, se apoia no referencial teórico da promoção da saúde e da determinação social da saúde, buscando articular os campos científicos da Educação Física e da Saúde Coletiva. Apresenta ainda políticas e programas que dialogam com a temática e que estimulam a mobilidade ativa como uma prática corporal culturalmente desejável e socialmente valorizada, especialmente no ambiente escolar, como é o caso do Programa Saúde na Escola. Este Programa tem papel fundamental na integração entre os setores da saúde e da educação, fomentando a atuação crítica e promotora da saúde dos professores de educação física em ambos os setores. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa apoiada no método participativo, de modo que a pesquisadora foi uma facilitadora para o encontro de atores chaves, representantes de diversos setores: Educação, Saúde, Esportes, Planejamento Urbano, Segurança Pública, Trânsito e Transporte, além de pesquisadores universitários e professores de educação física da rede municipal de ensino de Anápolis, GO. Os representantes setoriais foram indicados pelos gestores após uma reunião de sensibilização e convite à participação na pesquisa. Cada representante participou de uma entrevista semiestruturada e foi convidado para cinco reuniões coletivas visando debater o tema e identificar desafios (fraquezas e ameaças) e possibilidades (forças e oportunidades) para fomentar a mobilidade ativa como estratégia de promoção da saúde nas escolas e para induzir a constituição de uma rede intersetorial com esse propósito. Em síntese, os resultados foram: os desafios para a constituição da rede intersetorial foram reportados na categoria de desenvolvimento de habilidades individuais, reorientação dos serviços e políticas públicas; as potencialidades permearam a participação comunitária e a reestruturação dos serviços. Quanto ao estímulo da mobilidade ativa no contexto escolar, as principais barreiras apontadas foram a criação de ambientes adequados e a ação comunitária; as possibilidades contemplaram o fortalecimento de ações comunitárias, a implementação de políticas públicas e a criação de ambientes saudáveis. Embora a participação dos setores tenha sido limitada nas reuniões, a aproximação entre os atores, setores e campos do conhecimento foi um avanço para compreender melhor a mobilidade ativa escolar, elencando desafios e possibilidades dessa prática e permitindo elaborar recomendações contextualizadas e articuladas às agendas públicas. Uma Carta de intenções foi elaborada e um Seminário Municipal de Mobilidade Ativa Escolar foi realizado como forma de socializar os achados da pesquisa, refletir sobre o tema e fortalecer essa pauta. A participação dos professores de educação física da rede pública de Anápolis, GO, no Seminário aproximou os debates às realidades locais visando estimular a mobilidade ativa no contexto escolar. |
| Abstract: | Active mobility is the primary mode of travel adopted by Brazilians and is a potentially healthy, sustainable, and socially just practice. When implemented as a social right, it can become an important health promotion strategy. However, in Brazil, this physical activity faces several challenges, such as the inequities in its conditions. This thesis reflects on the challenges and possibilities of active mobility in the school context, in addition to seeking to foster the construction of an intersectoral network to strengthen this practice in schools. To conduct these analyses, it draws on the theoretical framework of health promotion and the social determination of health, seeking to articulate the scientific fields of Physical Education and Public Health. It also presents policies and programs that engage with this topic and encourage active mobility as a culturally desirable and socially valued physical activity, especially in the school environment, such as the Health in School Program. This program plays a fundamental role in integrating the health and education sectors, fostering critical and health-promoting work among physical education teachers in both sectors. The research adopted a qualitative approach supported by the participatory method, enabling the researcher to facilitate meetings with key stakeholders, representing various sectors: Education, Health, Sports, Urban Planning, Public Safety, Traffic, and Transportation, as well as university researchers and physical education teachers from the municipal school system of Anápolis, Goiás. The sector representatives were appointed by administrators after an awareness-raising meeting and invitation to participate in the research. Each representative participated in a semi-structured interview and was invited to five group meetings to discuss the topic and identify challenges (weaknesses and threats) and possibilities (strengths and opportunities) for fostering active mobility as a health promotion strategy in schools and to encourage the establishment of an intersectoral network for this purpose. In summary, the results were as follows: the challenges to establishing the intersectoral network were reported in the categories of individual skills development, service reorientation, and public policies; the potential permeated community participation and service restructuring. Regarding the stimulation of active mobility in the school context, the main barriers identified were the creation of suitable environments and community action; possibilities included strengthening community actions, implementing public policies, and creating healthy environments. Although sector participation in the meetings was limited, the rapprochement between stakeholders, sectors, and fields of knowledge represented progress in better understanding active mobility in schools, listing the challenges and possibilities of this practice and enabling the development of contextualized recommendations aligned with public agendas. A letter of intent was drafted, and a Municipal Seminar on Active Mobility in Schools was held to share the research findings, reflect on the topic, and strengthen this agenda. The participation of physical education teachers from the public school system in Anápolis, Goiás, in the seminar brought the discussions closer to local realities, aiming to encourage active mobility in schools. |
| Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2025. |
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
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| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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