Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/53116
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
LauroCarvalhoBorges_DISSERT.pdf19,22 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Efeito de tarefas enriquecidas cognitivamente sobre a memória de trabalho de crianças tenistas : um ensaio clínico randomizado cruzado
Auteur(s): Borges, Lauro Carvalho
Orientador(es):: Ribeiro, Leonardo Lamas Leandro
Assunto:: Tênis (Esporte)
Funções executivas
Psicometria
Esportes de rede e parede
Análise notacional
Tática esportiva
Date de publication: 17-nov-2025
Référence bibliographique: BORGES, Lauro Carvalho. Efeito de tarefas enriquecidas cognitivamente sobre a memória de trabalho de crianças tenistas: um ensaio clínico randomizado cruzado. 2025. 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Résumé: A prática esportiva, consagrada por seus benefícios físicos, tem sido crescentemente investigada quanto a seus efeitos cognitivos. Notadamente, o tênis estimula habilidades cognitivas como estratégias relacionadas ao jogo, técnicas, táticas, tempo de reação e tomada de decisão. A intricada aprendizagem motora associada ao tênis pode promover o aprimoramento das funções executivas (FEs), com especial destaque para a memória de trabalho (MT), responsável por reter e manipular informações cruciais neste esporte. Pesquisas anteriores salientam melhorias nas FEs e MT derivadas da prática do tênis, sobretudo em crianças e adolescentes. Contudo, a precisa relação entre o tipo de tarefa e desempenho cognitivo permanece desconhecido. Este estudo analisou o impacto de tarefas enriquecidas cognitivamente no tênis sobre a memória de trabalho em crianças de 9 a 11 anos, por meio de um ensaio clínico randomizado cruzado com atletas no estágio 1 (verde) do método Play and Stay da Federação Internacional de Tênis. A exigência cognitiva foi validada pela notação categórica do erro cognitivo, e a avaliação da MT ocorreu pela tarefa neuropsicológica computadorizada Corsi Block-Tapping. Os resultados mostraram diferenças significantes na tarefa neuropsicológica computadorizada Corsi BlockTapping na acurácia para o fator grupo, na sequência correta mais longa para tempo (span) e no produto para grupo*tempo (p < 0,05) porém o teste post-hoc de Tukey revelou diferença significativa exclusivamente entre as condições BC e SC na acurácia. Os resultados também mostraram diferenças significantes na análise notacional do Erro Cognitivo (EC) e do Erro Cognitivo Total (ECTotal) entre as condições. No EC, as comparações post-hoc com ajuste de Tukey relevaram diferenças significativas apenas entre as condições AC e SC (P = 0,003). No ECTotal, as comparações post-hoc com ajuste de Tukey indicaram diferenças significativas entre todas as condições(AC - BC: p < 0,01; AC - SC: p < 0,001; BC - SC: p < 0,05). As evidências do presente estudo contribuem para o aprimoramento de metodologias neuro-orientadas no âmbito esportivo-educacional, otimizando estratégias em território nacional com foco na correção ou melhoria cognitiva em crianças tenistas.
Abstract: Sports practice, renowned for its physical benefits, has been increasingly investigated for its cognitive effects. Notably, tennis stimulates cognitive skills such as game-related strategies, techniques, tactics, reaction time, and decision-making. The intricate motor learning associated with tennis can promote the improvement of executive functions (EFs), with special emphasis on working memory (WM), responsible for retaining and manipulating crucial information in this sport. Previous research highlights improvements in EFs and WM derived from tennis practice, especially in children and adolescents. However, the precise relationship between the type of task and cognitive performance remains unknown. This study analyzed the impact of cognitively enriched tasks in tennis on working memory in children aged 9 to 11 years, through a randomized crossover clinical trial with athletes in stage 1 (green) of the International Tennis Federation’s Play and Stay method. The cognitive requirement was validated by the categorical notation of cognitive error, and the WM assessment was performed by the computerized neuropsychological task Corsi Block-Tapping. The results showed significant differences in the computerized neuropsychological task Corsi Block-Tapping in accuracy for the group factor, in the longest correct sequence for time (span) and in the product for group*time (p < 0.05), however the post-hoc Tukey test revealed a significant difference exclusively between the BC and SC conditions in accuracy. The results also showed substantial differences in the notational analysis of Cognitive Error (EC) and Total Cognitive Error (ECTotal) between the conditions. In the CE, the post-hoc comparisons with Tukey adjustment revealed significant differences only between the AC and SC conditions (P = 0.003). In CETotal, post-hoc comparisons with Tukey adjustment indicated significant differences between all conditions (AC - BC: p < 0.01; AC - SC: p < 0.001; BC - SC: p < 0.05). The evidence from the present study contributes to the improvement of neuro-oriented methodologies in the sports-educational field, optimizing strategies in the national territory with a focus on cognitive correction or improvement in child tennis players.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação Física (FEF)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/53116/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.