| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Casagrande, Michele Dal Toe | pt_BR |
| dc.contributor.author | Albuquerque Filho, Luiz Heleno | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-12T20:27:18Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-12T20:27:18Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-12 | - |
| dc.date.submitted | 2025-01-31 | - |
| dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE FILHO, Luiz Heleno. Desempenho mecânico e avaliação estrutural e funcional de segmento experimental implantado em rodovia não pavimentada com diferentes técnicas de estabilização e melhoramento de solos. 2025. 288 f., il. Tese (Doutorado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/53052 | - |
| dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | As estradas não pavimentadas representam 86,4% da extensa malha rodoviária do Brasil,
preponderante nas malhas municipais e estaduais, mas também importantes em algumas
rodovias federais sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (DNIT). A presente tese de doutorado foi concebida com objetivo de avaliar o
desempenho mecânico, estrutural e funcional de um segmento experimental implantado em um
trecho não pavimentado da rodovia BR-030, na Península de Maraú, no estado da Bahia. Esta
região litorânea tem experimentado forte expansão do turismo nos últimos anos e a potencial
pavimentação definitiva da rodovia tem preocupado as comunidades locais quanto ao potencial
risco de degradação de importantes áreas de proteção ambiental. O referido segmento foi
implantado com diferentes seções de revestimento primário estabilizadas granulometricamente
com areia, pavimento asfáltico reciclado (RAP) e brita graduada simples (BGS), e melhoradas
quimicamente com cimento Portland e cal hidratada. As técnicas de estabilização e
melhoramento aplicadas na pesquisa buscam capacitar os solos locais e reduzir os custos
associados à importação de materiais selecionados para recomposição do revestimento
primário. O programa envolveu a realização de uma ampla campanha de ensaios de laboratório
e levantamentos de campo para investigar as propriedades estruturais da seção de controle e
demais seções do segmento experimental, bem como a sua resposta funcional ao tráfego de
veículos. A campanha de laboratório foi estruturada em função de ensaios de caracterização
física e química, de resistência mecânica, de deformação permanente e de módulo de resiliência.
A avaliação estrutural do segmento experimental foi realizada por meio de medidas de deflexão
com a viga Benkelman e Light Weight Deflectometer (LWD), enquanto a funcional por meio
de inspeções de campo para qualificação e quantificação de defeitos. Composições de custos
unitários foram elaboradas para avaliar os custos de implantação das técnicas consideradas mais
promissoras. Nesta pesquisa, o melhoramento químico com adição de 2% de cimento Portland,
em destaque, e a estabilização granulométrica com incorporação de 50% de brita graduada
simples (BGS) apresentaram os resultados mais promissores para potencial e futura aplicação
no trecho da rodovia BR-030 a ser mantido em condição não pavimentada. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Desempenho mecânico e avaliação estrutural e funcional de segmento experimental implantado em rodovia não pavimentada com diferentes técnicas de estabilização e melhoramento de solos | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Estradas não pavimentadas | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Solos - melhorias | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Estabilização de solos | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Módulo de resiliência | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Deformação permanente | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Viga Benkelman | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Deflectômetro de impacto leve | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.contributor.advisorco | Ribeiro, Luís Fernando Martins | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | Unpaved roads represent 86.4% of Brazil's extensive road network, preponderant in municipal
and state networks, but also important in some federal highways under the responsibility of the
National Department of Transport Infrastructure (DNIT). This doctoral thesis was conceived
with the objective of evaluating the mechanical, structural and functional performance of an
experimental segment implemented on an unpaved section of the BR-030 highway, on the
Maraú Peninsula, in the state of Bahia. This coastal region has experienced a strong expansion
in tourism in recent years and the potential definitive paving of the highway has worried local
communities about the potential risk of degradation of important environmental protection
areas. This segment was implemented with different sections of primary coating
granulometrically stabilized with sand, reclaimed asphalt pavement (RAP) and simple graded
crushed stone (BGS), and chemically improved with Portland cement and hydrated lime. The
stabilization and improvement techniques applied in the research seek to empower local soils
and reduce the costs associated with importing selected materials to restore the primary coating.
The program involved carrying out a broad campaign of laboratory tests and field surveys to
investigate the structural properties of the control section and other sections of the experimental
segment, as well as their functional response to traffic. The laboratory campaign was structured
around physical and chemical characterization, mechanical resistance, permanent deformation
and resilience modulus tests. The structural evaluation of the experimental segment was carried
out through deflection measurements with the Benkelman beam and Light Weight
Deflectometer (LWD), while the functional evaluation was carried out through field inspections
for qualification and quantification of defects. Unit cost compositions were created to evaluate
the implementation costs of the techniques considered most promising. In this research, the
chemical improvement with the addition of 2% Portland cement, highlighted, and the
granulometric stabilization with the incorporation of 50% of simple graded crushed stone
(GCS) presented the most promising results for potential and future application on the BR-030
highway section to be maintained in unpaved condition. | en |
| dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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