http://repositorio.unb.br/handle/10482/53038| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Nélia_Cristiane_Almeida_dissert.pdf | 3,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título: | Entre conceitos, vivências e educação : um estudo com mães de recém-nascidos prematuros |
| Autor(es): | Caldeira, Nélia Cristiane Almeida |
| Orientador(es): | Biato, Emília Carvalho Leitão |
| Assunto: | Prematuros Unidades de Terapia Intensiva Neonatal Comportamento materno Educação em saúde |
| Data de publicação: | 12-nov-2025 |
| Data de defesa: | 28-jul-2023 |
| Referência: | BIATO, Emília Carvalho Leitão. Entre conceitos, vivências e educação: um estudo com mães de recém-nascidos prematuros. 2023. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
| Resumo: | O presente Trabalho Final de Conclusão de Curso (TFCC) tem como objeto de pesquisa as vivências de mães de recém-nascidos prematuros internados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. No Brasil, nascem aproximadamente 340 mil recém-nascidos prematuros por ano. São recém-nascidos que nascem antes de completar 37 semanas de gestação, a idade gestacional que define o momento em que estariam suficientemente maduros para uma adequada adaptação à vida extrauterina. Sendo assim, caracterizam-se pela vulnerabilidade e dependência de um cuidado específico e seguro. Demonstrar interesse e tentar saber o que se passa com as mães do recém-nascido pré-termo sobre as vivências do parto prematuro, os sentimentos e reações gerados, os recursos utilizados no enfrentamento, é algo que pode influenciar positivamente no trabalho da equipe multiprofissional e consequentemente na criação de um vínculo efetivo entre mãe e filho e entre a equipe e o binômio mãe-recém-nascido. Este contexto em que a prematuridade se encontra inserida, com destaque aqui para as vivências das mães de recém-nascidos prematuros durante a internação na UTI neonatal, gera uma preocupação enorme quanto à relação mãe-recém-nascido, do binômio com os profissionais e aos cuidados que podem favorecer as interações e a segurança destes recém-nascidos após a alta. O objetivo deste estudo é escutar as vivências de mães de recém-nascidos prematuros relacionadas ao período de internação em uma UTI neonatal. Na tentativa de tornar mais amplo o exercício do pensamento sobre as vivências das mães de recém-nascidos prematuros buscou-se uma sustentação e relação com a filosofia, através de contribuições teóricas sobre vivências pela leitura de Friedrich Nietzsche e da filosofia do francês Jacques Derrida. Optou-se pela utilização de metodologias pós-críticas como meios de investigação e tratamento dos escritos obtidos. Trata-se do Método Otobiográfico e do Método de Timpanização, os quais guiaram as Oficinas de Transcriação. O formato adotado para a organização desta pesquisa foi o multipaper, sendo estruturado da seguinte maneira: introdução, artigos (I, II e III), produto técnico, considerações finais, referências adicionais do TFCC e apêndices. Os três artigos foram intitulados como: I: Saúde e doença como possibilidades de uma vida; II: Vivências maternas em uma unidade de terapia intensiva neonatal: um estudo otobiográfico; III: Educação em saúde: discursos, práticas e desafios. O estudo traz como produto técnico uma proposta educativa voltada para mães de recémnascidos internados na UTI Neonatal. Os resultados mostraram que as narrativas das mães constitui um elemento importante para a compreensão do contexto, das experiências e do modo como cada uma constitui as suas vivências. Cada mãe expressou um jeito único de dar voz ao seu medo e insegurança durante a internação do filho na UTI, aspectos estes muito presentes em suas falas. Na contra mão do que propõe este estudo, ainda é tendenciosa e arriscada a manutenção de práticas verticalizadas nas instituições de saúde, havendo poucas brechas às potências de criação. Buscou-se a formação de um sincretismo, ao tentar integrar novas questões a partir das percepções das mães com os conhecimentos trazidos pela medicina e pela filosofia. Enfim, mais uma tentativa de ir além de uma perspectiva medicalizadora da vida. |
| Abstract: | The present Final Course Conclusion Paper (TFCC) has as its object of research the experiences of mothers of premature newborns hospitalized in a Neonatal Intensive Care Unit (ICU). In Brazil, approximately 340000 premature newborns are born per year. They are newborns who are born before completing 37 weeks of gestation, the gestational age that defines the moment when they would be sufficiently mature for an adequate adaptation to extrauterine life. Therefore, they are characterized by vulnerability and dependence on specific and safe care. Showing interest and trying to find out what is going on with the mothers of preterm newborns about the experiences of premature birth, the feelings and reactions generated, the resources used in coping, is something that can positively influence the work of the multidisciplinary team and consequently creating an effective bond between mother and child and between the team and the mother-newborn binomial. This context in which prematurity is inserted, with emphasis here on the experiences of mothers of premature newborns during hospitalization in the Neonatal ICU, generates an enormous concern regarding the mother-newborn relationship, the binomial with the professionals and the care that can favor the interactions and safety of these newborns after discharge. The objective of this study is to listen to the experiences of mothers of premature newborns related to the period of hospitalization in a neonatal ICU. In an attempt to broaden the exercise of thought about the experiences of mothers of premature newborns, a support and relationship with philosophy was sought, through theoretical contributions on experiences through the reading of Friedrich Nietzsche and the philosophy of the Frenchman Jacques Derrida. It was decided to use post-critical methodologies as means of investigation and treatment of the writings obtained. These are the Otobiographical Method and the Tympanization Method, which guided the Transcreation Workshops. The format adopted for the organization of this research was the multipaper, being structured as follows: introduction, articles (I, II and III), technical product, final considerations, additional TFCC references and appendices. The three articles were titled as: I: Health and disease as possibilities of a lifetime; II: Maternal experiences in a neonatal intensive care unit: an otobiographical study; III: Health education: discourses, practices and challenges. The study brings as a technical product an educational proposal aimed at mothers of newborns admitted to the Neonatal ICU. The results showed that the mothers' narratives constitute an important element for understanding the context, the experiences and the way each one constitutes their experiences. Each mother expressed a unique way of voicing her fear and insecurity during her child's hospitalization in the ICU, aspects that are very present in her statements. Contrary to what this study proposes, it is still biased and risky to maintain verticalized practices in health institutions, with few gaps to the powers of creation. The formation of a syncretism was sought, when trying to integrate new questions from the mothers' perceptions with the knowledge brought by medicine and philosophy. Anyway, one more attempt to go beyond a medicalizing perspective of life. |
| Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2023. |
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
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| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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