| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Sousa, Lucas Vitor de Carvalho | pt_BR |
| dc.contributor.author | Sales, Shirley Xavier Ramos Santos | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-11T19:10:39Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-11T19:10:39Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-11 | - |
| dc.date.submitted | 2025-03-27 | - |
| dc.identifier.citation | SALES, Shirley Xavier Ramos Santos. Eficiência técnica das unidades acadêmicas da Universidade de Brasília: uma avaliação por meio da análise envoltória de dados (DEA). 2025. 70 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/53023 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação Profissional em Economia, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Diante da crescente demanda por melhorias na prestação de serviços, maior
transparência e eficiência nas instituições públicas, esta dissertação tem como
objetivo analisar a eficiência das Unidades Acadêmicas da Universidade de Brasília
(UnB) no ano de 2023. Para alcançar esse objetivo, foi utilizada a metodologia de
Análise Envoltória de Dados (DEA). O modelo utilizado no cálculo foi o BCC orientado
a output, considerando 5 (cinco) indicadores, sendo 2 (duas) variáveis de insumo
(quociente aluno/docente e recursos) e 3 (três) variáveis de produto (alunos formados
na graduação, formados na pós-graduação e produção bibliográfica). Foram
analisados os dados das 26 Unidades Acadêmicas (DMUs), coletados através de
fontes institucionais, como o sistema SIGAA, o relatório de gestão e anuário estatístico
da Universidade, referentes ao ano de 2023. Os resultados encontrados indicam que
38,46% das DMUs foram eficientes. Dentre as 10 DMUs que operam na fronteira de
eficiência, 8 unidades destacam-se como benchmarks para as outras. Em
contrapartida, 61,53% das DMUs, o que corresponde a 16 unidades, apresentaramse como ineficientes, sendo 9 classificadas com alta ineficiência. A análise permitiu
indicar o quanto as unidades ineficientes precisam melhorar seus produtos para atingir
a fronteira de eficiência. Além disso, foram apresentados às unidades ineficientes
recomendações visando melhorias nos índices de eficiência com base nos resultados
obtidos. Por fim, conclui-se que a metodologia DEA se mostra eficaz para avaliar a
eficiência acadêmica e subsidar decisões estratégicas na educação superior. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Eficiência técnica das unidades acadêmicas da Universidade de Brasília : uma avaliação por meio da análise envoltória de dados (DEA) | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Eficiência | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Universidades federais | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Análise envoltória de dados | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | Given the growing demand for improvements in the provision of services, greater
transparency and efficiency in public institutions, this dissertation aims to analyze the
efficiency of the Academic Units of the University of Brasília (UnB) in the year 2023.
To achieve this objective, the Data Envelopment Analysis (DEA) methodology was
used. The model used in the calculation was the output-oriented BCC, considering 5
(five) indicators, with 2 (two) input variables (student/teacher quotient and resources)
and 3 (three) product variables (undergraduate students, postgraduate graduates and
bibliographic production). Data from the 26 Academic Units (DMUs) were analyzed,
collected through institutional sources, such as the SIGAA system, the University's
management report and statistical yearbook, referring to the year 2023. The results
found indicate that 38.46% of the DMUs were efficient. Among the 10 DMUs that
operate on the efficiency frontier, 8 units stand out as benchmarks for the others. On
the other hand, 61.53% of DMUs, which corresponds to 16 units, are inefficient, with 9
classified as highly inefficient. The analysis allowed us to indicate how much inefficient
units need to improve their products to reach the efficiency frontier. In addition,
recommendations were presented to the inefficient units aimed at improving efficiency
rates based on the results obtained. Finally, it is concluded that the DEA methodology
is effective in evaluating academic efficiency and supporting strategic decisions in
higher education. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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