| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Fragelli, Ricardo Ramos | pt_BR |
| dc.contributor.author | Araújo, Gustavo Rener Borges | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-29T20:42:12Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-29T20:42:12Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-29 | - |
| dc.date.submitted | 2025-03-25 | - |
| dc.identifier.citation | ARAÚJO, Gustavo Rener Borges. Desafios e oportunidades do Design de Informação no ensino de pessoas idosas em ambientes de hipermídia adaptativa. 2025. 88 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52977 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Programa de Pós-Graduação em Design, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Dada a importância do uso de tecnologias da informação e comunicação por pessoas idosas,
bem como o papel fundamental das Universidades Abertas à Terceira Idade, este estudo teve
como ponto de partida o questionamento sobre o impacto do design da informação na produção
de conteúdo educacional para esse público. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar como os
princípios do design da informação são aplicados no desenvolvimento de sistemas educacionais
adaptativos para idosos. O foco deste estudo está nas contribuições do design para a eficácia da
aprendizagem, buscando identificar limitações e áreas potenciais de melhoria. Para alcançar esse
objetivo, este estudo foi dividido em 3 fases, sendo a primeira delas uma revisão sistemática
dentro da plataforma Scopus, seguido de uma pesquisa bibliográfica sobre os autores mais
citados em design da informação no periódico InfoDesign, visando compreender práticas e
desafios na criação de sistemas de hipermídia adaptativa para idosos. Na última etapa, foi
enviado um questionário a um programa de fomento à educação de pessoas idosas no Distrito
Federal, buscando compreender o cenário de ensino e analisar os materiais utilizados em sala de
aula. Como resultado, foi identificado o interesse na capacitação em dispositivos digitais e
softwares pela população idosa, assim como fatores extrínsecos à informação impactam
negativamente no processamento dos receptores, enquanto fatores intrínsecos dos indivíduos
podem desconsiderar a informação contrários a ela. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Desafios e oportunidades do design de informação no ensino de pessoas idosas em ambientes de hipermídia adaptativa | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Design de informação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Sistemas de hipermídia adaptativa | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Idosos - educação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Universidade aberta à terceira idade | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | Given the importance of the use of information and communication technologies by elderly
people, as well as the fundamental role of Open Universities for the Third Age, this study began
with the question of the impact of information design on the production of educational content
for this audience. Thus, the objective of this study was to analyze how information design
principles are applied in the development of adaptive educational systems for the elderly. The
focus of this study is on the contributions of design to learning effectiveness, seeking to identify
limitations and potential areas for improvement.To achieve this objective, the study was divided
into three phases. The first phase consisted of a systematic review within the Scopus platform,
followed by a bibliographic survey of the most cited authors in information design in the
InfoDesign journal, aiming to understand practices and challenges in the creation of adaptive
hypermedia systems for the elderly.In the final stage, a questionnaire was sent to an educational
support program for older adults in the Federal District, aiming to understand the teaching
context and analyze the materials used in the classroom. As a result, the elderly population’s
interest in training on digital devices and software was identified, as well as how extrinsic
factors of information negatively impact receivers’ processing, while individuals' intrinsic
factors may lead them to disregard information that contradicts their beliefs. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Design (IdA DIN) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|