http://repositorio.unb.br/handle/10482/52927| Arquivo | Tamanho | Formato | |
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| JorgeAlanDeSouzaBaloni_DISSERT.pdf | 6,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título: | ìgbàmíràn àiyé : o ethos afro-brasileiro e a transgeneridade na religião dos orixás |
| Outros títulos: | ìgbàmíràn àiyé : the afro-brazilian ethos and transgender identity in orixá religion |
| Autor(es): | Baloni, Jorge Alan de Souza |
| Orientador(es): | Nascimento, Wanderson Flor do |
| Assunto: | Transgeneridade ColômbiaCandomblé Identidade de gênero Inclusão religiosa |
| Data de publicação: | 24-out-2025 |
| Data de defesa: | 28-jan-2025 |
| Referência: | BALONI, Jorge Alan de Souza. ÌGBÀMÍRÀN ÀIYÉ: o ethos afro-brasileiro e a transgeneridade na religião dos orixás. 2025. 291 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade Junto a Povos e Territórios Tradicionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Esta dissertação investiga a transgeneridade no Candomblé, com foco nas vivências e desafios enfrentados por pessoas trans nas comunidades de terreiro, a partir do conceito de Ori na cosmologia iorubá. Ori, entendido como o “orixá pessoal” e essencial para a formação do destino individual, fundamenta-se como um princípio central para a aceitação das identidades transgêneras, reconhecendo o gênero como uma expressão sagrada e predestinada do ser. O estudo busca compreender os processos de construção, aceitação e afirmação da identidade trans dentro do terreiro, explorando questões como a legitimidade da modificação corporal e seus impactos na prática religiosa, a escolha das vestimentas, e a possibilidade de ocupação de cargos específicos no terreiro. A dissertação investiga ainda como o sistema binário de gênero influencia as práticas religiosas e o acolhimento dessas identidades, assim como as limitações impostas à participação e existência das pessoas trans dentro das atividades religiosas. O trabalho revela que, para pessoas trans, os terreiros se configuram como espaços de negociação constante entre identidade e espiritualidade, onde as normas cis centradas ainda presentes em algumas práticas religiosas desafiam ou reafirmam suas identidades de gênero. Além disso, a pesquisa examina como a presença trans no Candomblé, associada à interação com os orixás, é mediada por dinâmicas complexas de aceitação e inclusão, proporcionando um refúgio espiritual capaz de atenuar os impactos da exclusão social e da violência vivenciada fora dos terreiros. Ao explorar o papel do Candomblé como espaço de acolhimento e valorização da diversidade de gênero, a dissertação reforça a importância de uma prática religiosa inclusiva e decolonial, onde a multiplicidade de expressões de gênero é entendida como parte fundamental da essência sagrada do Ori. |
| Abstract: | This dissertation investigates transgender identity within Candomblé, focusing on the experiences and challenges faced by transgender individuals in terreiro communities, through the concept of Ori in Yoruba cosmology. Ori, often understood as the "personal orisha" and essential in shaping an individual's destiny, serves as a central principle for the acceptance of transgender identities, recognizing gender as a sacred and predestined expression of the self. This study seeks to understand the processes of construction, acceptance, and affirmation of transgender identity within the terreiro, exploring issues such as the legitimacy of genderaffirming bodily modifications and their impact on religious practice, choice of attire, and the ability to hold specific roles within the terreiro. The dissertation further examines how the gender binary system influences religious practices and the acceptance of transgender identities, as well as the limitations imposed on the participation of transgender individuals in religious activities. The work reveals that, for transgender people, the terreiro becomes a space of ongoing negotiation between identity and spirituality, where cis-centered norms embedded in certain religious practices challenge or reaffirm transgender individuals' gender identities. Furthermore, this research explores how the presence of transgender individuals in Candomblé, alongside their interactions with orishas, is mediated by complex dynamics of acceptance and inclusion, offering a spiritual refuge that mitigates the impacts of social exclusion and violence faced outside the terreiro. By examining the role of Candomblé as a space that welcomes and values gender diversity, the dissertation underscores the importance of an inclusive and decolonial religious practice where the multiplicity of gender expressions is regarded as a fundamental part of Ori's sacred essence. |
| Unidade Acadêmica: | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) Departamento de Antropologia (ICS DAN) Faculdade de Educação (FE) Faculdade UnB Planaltina (FUP) Instituto de Ciências Sociais (ICS) |
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2025. |
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissional |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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