| Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
| dc.contributor.advisor | Peluso, Marília Luiza | pt_BR |
| dc.contributor.author | Lacerda, Rosana Soares de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-24T18:15:31Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-24T18:15:31Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-24 | - |
| dc.date.submitted | 2025-07-09 | - |
| dc.identifier.citation | LACERDA, Rosana Soares de. Lugar da Geografia no Novo Ensino Médio: análise sobre o conhecimento geográfico prescrito e materializado. 2025. 176 f., il. Tese (Doutorado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52917 | - |
| dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A implantação da BNCC promoveu mudanças no Ensino Médio, instituídas pela Lei nº 13.415/2017.
Isso implicou em mudanças também na forma que o professor passou a se relacionar com essa etapa de
ensino, que foi organizada em áreas de conhecimento, para ensino na mesma perspectiva e de forma
interdisciplinar. Nessa organização, a Geografia ficou agrupada em Ciências Humanas e Sociais
aplicadas para ensino junto com História, Filosofia e Sociologia. Para investigar como isso ocorreu,
levantou-se o seguinte questionamento: Qual o lugar da Geografia no Novo Ensino Médio e quais as
implicações dessa proposta para o ensino da disciplina? Visando respondê-lo, elencou-se como objetivo
geral: realizar uma análise crítica sobre o Novo Ensino Médio (NEM) a partir da identificação do lugar
da Geografia no currículo do estado do Piauí e da atuação dos professores nas escolas públicas estaduais
jurisdicionadas à 13ª Gerência Regional de Educação (13ª GRE). E, como objetivos específicos:
identificar como o conhecimento geográfico se materializa no currículo do Ensino Médio do estado do
Piauí; compreender como e em que medida o currículo orienta a prática dos professores de Geografia
das escolas jurisdicionadas à 13ª GRE; e verificar como esses professores percebem e aplicam o
conhecimento geográfico na prática. Metodologicamente, utilizou-se abordagem qualitativa de caráter
exploratório, levantamento bibliográfico, análise documental em documentos legais (nacionais e
estaduais) referentes ao NEM e suas alterações. No empírico, aplicou-se questionário on-line, via
Google Forms, a 05 professores, no final do ano letivo de 2022; e, entrevista semiestruturada a 07, no
final do ano letivo de 2024. Assim sendo, os resultados revelaram que em 2022 e 2023, o ano letivo era
dividido em bimestres; pela FGB haviam 02 aulas de Geografia na 1ª série, 01 na 2ª e 01 na 3ª; podiase abordar conteúdos geográficos pelas eletivas, Nas trilhas do Piauí e Moda na escola, através das
Trilhas dos IF. Em 2024, o ano letivo foi dividido em trimestre; na FGB, definiu-se 01 aula de Geografia
por série, no Ensino Médio parcial diurno e Integral, e 02 para o Noturno, com a segunda, assíncrona;
excluiu-se as Trilhas e as eletivas do IF e institui-se aprofundamento por área de conhecimento, entre
eles, Aprofundamento em Ciências Humanas e Sociais aplicadas que trazia possibilidade para
aprofundar conhecimentos geográficos. Junto a isso, instituiu-se avaliações externas como obrigatórias
na composição de notas para aprovação dos estudantes no ano letivo. Cita-se como exemplo, o ENEM+,
que condicionou excessivamente o trabalho do professor de Geografia ao currículo e interferiu em sua
autonomia, referente a seleção de conteúdo e formas próprias de avaliação. Nesse intervalo, também se
criou e excluiu-se diversas disciplinas, nas quais os professores de Geografia foram lotados para
completar a carga horária reduzida da disciplina. Ainda, os profissionais encontraram dificuldades para
implementar o ensino como proposto; destaca-se, a dissonância entre formação inicial e proposta de
ensino, bem como, entre currículo e materiais didáticos disponíveis. Assim sendo, as mudanças
promovidas pela reformulação e implementação do NEM sobrecarregou o professor de Geografia,
prejudicou a disciplina, e consequentemente, seu ensino. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI). | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Lugar da Geografia no Novo Ensino Médio : análise sobre o conhecimento geográfico prescrito e materializado | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Novo Ensino Médio | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Currículo educacional | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Conhecimento geográfico | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Geografia - estudo e ensino | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | The implementation of the BNCC promoted changes in high school education, established by Law nº
13.415/2017. This also implied changes in the way teachers interacted with this stage of education,
which was organized into areas of knowledge, for teaching from a common perspective and in an
interdisciplinary manner. In this organization, Geography was grouped into Humanities and Applied
Social Sciences, for teaching alongside History, Philosophy, and Sociology. To investigate how this
occurred, the following question was raised: What is the place of Geography in the New High School,
and what are the implications of this proposal for teaching the subject? To answer this question, the
general objective was to conduct a critical analysis of the New High School (NEM) based on the
identification of Geography's place in the Piauí state curriculum and the performance of teachers in state
public schools under the jurisdiction of the 13ª Regional Education Management (13ª GRE). The
specific objectives were: to identify how geographic knowledge is embodied in the high school
curriculum in the state of Piauí; to understand how and to what extent the curriculum guides the practice
of geography teachers in schools subject to the 13ª GRE; and to verify how these teachers perceive and
apply geographic knowledge in practice. Methodologically, we used a qualitative exploratory approach,
bibliographical survey, and documentary analysis of legal documents (national and state) related to the
NEM and its amendments. Empirically, an online questionnaire via Google Forms was administered to
five teachers at the end of the 2022 school year; and a semi-structured interview was administered to
seven at the end of the 2024 school year. The results revealed that in 2022 and 2023, the school year
was divided into two bimesters; the FGB established 02 geography classes in the 1ª grade, 01 in the 2ª
grade, and 01 in the 3ª grade. Geographic content could be addressed through electives, such as Nas
Trilhas do Piauí and Fashion at School, through the IF Trails. In 2024, the school year was divided into
trimesters; at the FGB, 01 geography class was established per grade, in both daytime and full-time high
school, and 02 for nighttime high school, with the second asynchronous. The IF Trails and electives
were eliminated, and in-depth courses by area of knowledge were established, including an in-depth
course in Applied Humanities and Social Sciences, which offered the opportunity to deepen geographic
knowledge. Additionally, external assessments were established as mandatory in the calculation of
grades for student approval in the school year. An example is the ENEM+, which excessively
conditioned the work of geography teachers to the curriculum and interfered with their autonomy
regarding content selection and assessment methods. During this period, several disciplines were also
created and eliminated, with Geography teachers being assigned to fill the reduced course load.
Furthermore, teachers encountered difficulties implementing the proposed curriculum; notably, there
was a disconnect between initial training and the teaching proposal, as well as between the curriculum
and available teaching materials. Therefore, the changes brought about by the reformulation and
implementation of the NEM overburdened Geography teachers, harming the discipline, and
consequently, its teaching. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|