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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/52876
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CarolinaDeSouzaFreire_DISSERT.pdf1,52 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
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Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorPederiva, Patrícia Lima Martinspt_BR
dc.contributor.authorFreire, Carolina de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2025-10-23T18:31:15Z-
dc.date.available2025-10-23T18:31:15Z-
dc.date.issued2025-10-23-
dc.date.submitted2025-07-31-
dc.identifier.citationFREIRE, Carolina de Souza. Vivências emocionais de adolescentes na atividade educativa : um olhar pela perspectiva histórico-cultural. 2025. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52876-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação teve como objetivo compreender como adolescentes vivenciam a dimensão dos afetos na escola, a partir da perspectiva Histórico-Cultural. Fundamentada nas contribuições de Vigotski sobre o papel das emoções no desenvolvimento humano, a pesquisa utilizou o grupo focal como ferramenta investigativa, criando um espaço de escuta e reflexão entre os participantes. As vivências foram consideradas unidade de análise e analisadas a partir da ferramenta Palavra, que possibilitou a compreensão dos sentidos e significados dessas vivências no ambiente educativo. Os resultados destacam a importância de reconhecer os afetos como parte constitutiva do desenvolvimento humano e de integrálos à prática educativa, sobretudo na adolescência.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeioçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleVivências emocionais de adolescentes na atividade educativa : um olhar pela perspectiva histórico-culturalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordVivênciapt_BR
dc.subject.keywordEmoçõespt_BR
dc.subject.keywordAdolescênciapt_BR
dc.subject.keywordTeoria histórico-culturalpt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation aimed to understand how adolescents experience the dimension of affect in school, based on the Historical-Cultural perspective. Grounded in Vygotsky’s contributions on the role of emotions in human development, the research employed focus groups as an investigative tool, creating a space for listening and reflection among participants. The lived experiences were considered the unit of analysis and examined through the analytical tool Word, which enabled the understanding of the meanings and senses attributed to these experiences within the educational environment. The findings highlight the importance of recognizing affect as a constitutive part of human development and integrating it into educational practice, especially during adolescence.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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