| Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
| dc.contributor.advisor | Pederiva, Patrícia Lima Martins | pt_BR |
| dc.contributor.author | Freire, Carolina de Souza | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-23T18:31:15Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-23T18:31:15Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-23 | - |
| dc.date.submitted | 2025-07-31 | - |
| dc.identifier.citation | FREIRE, Carolina de Souza. Vivências emocionais de adolescentes na atividade educativa : um olhar pela perspectiva histórico-cultural. 2025. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52876 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Esta dissertação teve como objetivo compreender como adolescentes vivenciam a
dimensão dos afetos na escola, a partir da perspectiva Histórico-Cultural. Fundamentada
nas contribuições de Vigotski sobre o papel das emoções no desenvolvimento humano, a
pesquisa utilizou o grupo focal como ferramenta investigativa, criando um espaço de
escuta e reflexão entre os participantes. As vivências foram consideradas unidade de análise
e analisadas a partir da ferramenta Palavra, que possibilitou a compreensão dos sentidos e
significados dessas vivências no ambiente educativo. Os resultados destacam a importância
de reconhecer os afetos como parte constitutiva do desenvolvimento humano e de integrálos à prática educativa, sobretudo na adolescência. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeioçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Vivências emocionais de adolescentes na atividade educativa : um olhar pela perspectiva histórico-cultural | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Vivência | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Emoções | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Adolescência | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Teoria histórico-cultural | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This dissertation aimed to understand how adolescents experience the dimension of affect
in school, based on the Historical-Cultural perspective. Grounded in Vygotsky’s
contributions on the role of emotions in human development, the research employed focus
groups as an investigative tool, creating a space for listening and reflection among
participants. The lived experiences were considered the unit of analysis and examined
through the analytical tool Word, which enabled the understanding of the meanings and
senses attributed to these experiences within the educational environment. The findings
highlight the importance of recognizing affect as a constitutive part of human development
and integrating it into educational practice, especially during adolescence. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|