Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/52870
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2024_RaquelDiMariaMitrovickPachecoPereiraDaSilva_DISSERT.pdf2,91 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Conhecimento poderoso musical em movimento humanizador : um estudo a partir das perspectivas dos professores de música das escolas parque
Auteur(s): Silva, Raquel Di Maria Mitrovick Pacheco Pereira da
Orientador(es):: Narita, Flávia Motoyama
Assunto:: Escolas Parque - Brasília (DF)
Educação musical
Professores de música
Date de publication: 23-oct-2025
Référence bibliographique: SILVA, Raquel Di Maria Mitrovick Pacheco Pereira da. Conhecimento poderoso musical em movimento humanizador: um estudo a partir das perspectivas dos professores de música das escolas parque. 2024. 171 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Résumé: O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida como um estudo a partir das perspectivas de professores de música das cinco Escolas Parque localizadas no Plano Piloto de Brasília. Contou com a participação de dez professores de música atuantes nessas escolas. A justificativa da pesquisa se dá a partir do desejo da pesquisadora, que atua como professora, e já fez parte da equipe gestora de uma das Escolas Parque, de (re)conhecer as potencialidades do ensino de música dessas escolas pelas vozes dos professores que trabalham diante de uma realidade de desatenções e desrespeitos para com as Escolas Parque, gerando fragilidades e inseguranças a esse contexto educacional de Brasília. A pesquisa teve como objetivo geral analisar a construção dos Conhecimentos Poderosos musicais nas Escolas Parque, prescritos no Currículo em Movimento, e o potencial humanizador nesse contexto de ensino de música. Para o alcance, foram traçados os seguintes objetivos específicos: analisar como os professores compreendem o Currículo em Movimento para suas ações pedagógico-musicais; identificar quais são os Conhecimentos Poderosos musicais emergidos nas Escolas Parque e, por fim, refletir sobre o potencial humanizador do ensino de música das Escolas Parque, numa concepção freiriana. As referências bibliográficas fundamentais contaram com o conceito de “Conhecimento Poderoso” de Michael Young (2007) e sua discussão com Galian e Louzano (2014); sobre Educação Humanizadora, Paulo Freire (1967, 2003, 2022) e no contexto da Educação Musical Humanizadora, Narita (2014, 2015, 2016, 2024), além de Joly e colaboradores (2011, 2013, 2015, 2016, 2018). Os métodos de coleta de dados utilizados foram fontes documentais, questionários e rodas de conversa, sendo que esses dados coletados foram analisados com base na metodologia de análise de dados qualitativos, Análise Temática, de Braun e Clarke (2006). As contribuições do trabalho referem-se às ponderações sobre a importância dos conhecimentos docentes à atuação crítica, comprometida e consciente do professor a favor da formação humana integral dos alunos; aos valores e o porquê de uma educação musical humanizadora, e como esse tipo de educação pode potencializar a emersão dos Conhecimentos Poderosos Musicais para os estudantes; e, por fim, trouxe a reflexão sobre o desenvolvimento do conhecimento musical num ensino de música pautado em Práticas Poderosas, o qual, pela perspectiva dos docentes participantes da pesquisa, não se limita à visão conteudista do Conhecimento Poderoso, abrangendo objetivos de aprendizagem éticos e sociais.
Abstract: This work presents the results of a qualitative study based on the perspectives of music teachers from the five Escolas Parque located in the Brasília's Pilot Plan. It involved the participation of ten music teachers working in these schools. This research is justified the desire of the researcher, who is a music teacher and was once part of the management team of one of those Escolas Parque, to recognise the potential of music teaching in these schools through the voices of the teachers who face a reality of neglect and disrespect towards the Escolas Parque, which causes fragilities and insecurities in this educational context in Brasilia. The main aim of this research was to analyse the construction of Musical Powerful Knowledge in the Escolas Parque, prescribed in the Currículo em Movimento, and the humanising potential in this context of music teaching. To achieve this, the following specific objectives were set: to analyse how teachers understand the Currículo em Movimento during their pedagogical and musical actions; to identify the Musical Powerful Knowledge that emerges in the Escolas Parque and, finally, to reflect on the humanising potential of music teaching in the Escolas Parque, in a Freirean conception. The core bibliograpy included the concept of “Powerful Knowledge” by Michael Young (2007) and its dsicussion by Galian and Louzano (2014); on Humanising Education, Paulo Freire (1967, 2003, 2022) was the main reference and in the context of Humanising Music Education, Narita (2014, 2015) and her collaborators (2016, 2024), as well as Joly and collaborators (2011, 2013, 2015, 2016, 2018). The data collection methods used were documentation, questionnaires and conversation circles. Data were analysed based on Braun and Clarke’s (2006) Thematic Analysis. The contributions of this work included pondering the importance of teaching knowledge for a critical, committed and conscious work of teachers in favour of an integral humanising education of their students; the values and the reasons for a humanising music education and how this type of education can nurture the emergence of Musical Powerful Knowledge for students; and, finally, a reflection on the development of musical knowledge in music teaching based on Powerful Practices, which, from the perspective of the teachers who participated in the research, are not limited to the content-based view of Powerful Knowledge, but include ethical and social learning objectives.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Música
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52870/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.