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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCoelho Junior, Francisco Antonio-
dc.contributor.authorVenturella, Valéria Moura-
dc.date.accessioned2025-10-22T13:51:29Z-
dc.date.available2025-10-22T13:51:29Z-
dc.date.issued2025-10-22-
dc.date.submitted2024-11-14-
dc.identifier.citationVENTURELLA, Valéria Moura. Um novo arranjo para a Gestão de Pessoas da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. 2024. 213 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52833-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2024.pt_BR
dc.description.abstractNas organizações contemporâneas, que necessitam acompanhar e até mesmo antecipar as mudanças em seu ambiente para garantir sobrevivência e relevância, a gestão de pessoas precisa contribuir no alcance dos objetivos institucionais e na geração de valor. Na Administração Pública, uma gestão de pessoas que efetivamente contribua para realização da estratégia é necessária para que a organização possa entregar serviços satisfatórios à sociedade. Nessa perspectiva, esta pesquisa objetivou conceber um novo arranjo para processos de trabalho da Gestão de Pessoas da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (GP-RFB), bem como para sua governança e estratégia, com base nas contribuições oferecidas por stakeholders internos à Instituição. Esses aportes, que envolveram a identificação de elos fortes e fracos na cadeia de atuação da área, bem como propostas para a potencialização das forças e a mitigação ou eliminação das fraquezas, foram coletados por observação participante e entrevistas semiestruturadas, complementados por estudo documental e então examinados e interpretados à luz de um quadro conceitual sobre gestão estratégica de pessoas, centros de serviços compartilhados e estruturas organizacionais em rede, o que resultou na proposição de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) nacional em forma de rede radial. A disposição do CSC em Coordenação Nacional, Coordenações Técnicas e Equipes Especializadas Nacionais, complementadas por uma Equipe de Atendimento e Pontos Focais Regionais parecem dar conta das atribuições de parceira estratégica, agente de mudanças, especialista funcional e promotora do capital humano, os quatro papéis de uma gestão estratégica de pessoas. O estudo originou um relatório técnico conclusivo sobre o modelo e uma minuta de norma que regulamenta sua possível implementação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUm novo arranjo para a Gestão de Pessoas da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAdministração públicapt_BR
dc.subject.keywordGestão estratégica de pessoaspt_BR
dc.subject.keywordOrganizaçõespt_BR
dc.subject.keywordServiços públicospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In contemporary organizations, which need to keep up with and even anticipate changes in their environment to ensure survival and relevance, human resources management needs to contribute to achieving institutional objectives and generating value. In public administration, human resources management that effectively contributes to achieving the strategy is necessary if the organization is to deliver satisfactory services to society. From this perspective, this work aimed to design a new arrangement for the Human Resources Management work processes of Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, as well as for its governance and strategy, based on the contributions offered by stakeholders at the Institution. These contributions, which involved identifying strong and weak links in the area's chain of performance, as well as proposals for enhancing strengths and mitigating or eliminating weaknesses, were collected through participant observation and semi-structured interviews, complemented by a document study. The reports were interpreted in the light of a conceptual framework on strategic human resources management, shared services centers and network organizational structures, and resulted in the proposition of a national Shared Services Center in the form of a radial network. The disposition of the Shared Services Center into national coordination, technical coordination units and specialist teams, complemented by a service team and regional focal points, seems to take care of the roles of strategic partner, change agent, functional expert and human capital developer, which together make for a strategic human resources management. The study resulted in a conclusive technical report on the model and a draft writ to regulate its possible implementation.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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