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Título: Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas e sua contribuição para a cultura de aprendizagem : uma análise da percepção dos servidores da Universidade de Brasília
Autor(es): Soares, Márcio Luiz de Jesus
Orientador(es): Menezes, Elisabeth Aparecida Corrêa
Assunto: Cultura de aprendizagem
Desenvolvimento de pessoas
Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP)
Universidade de Brasília
Gestão pública
Data de publicação: 21-out-2025
Referência: SOARES, Márcio Luiz de Jesus. Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas e sua contribuição para a cultura de aprendizagem: uma análise da percepção dos servidores da Universidade de Brasília. 2025. 112 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Governança e Inovação em Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral analisar como a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) contribui para o desenvolvimento de uma Cultura de Aprendizagem (CA) na Universidade de Brasília (UnB), segundo a percepção de seus agentes internos. A pesquisa apresenta relevância científica ao considerar as reformas na administração pública, que exigem novos perfis profissionais e destacam o desenvolvimento contínuo como fator essencial para a excelência na gestão pública. Adotou-se uma abordagem metodológica quantitativa, com delineamento exploratório e descritivo. A amostra, não probabilística e intencional, foi composta por docentes e técnico-administrativos que participaram de capacitações entre 2021 e 2023. Os instrumentos de coleta de dados incluíram o Dimensions of the Learning Organization Questionnaire – Abreviado (DLOQ-A), para avaliação da CA, e um questionário sobre a PNDP. A análise estatística envolveu estatísticas descritivas, teste de Shapiro-Wilk, alfa de Cronbach e Regressão Linear Múltipla. Os resultados indicaram percepções favoráveis quanto às oportunidades de aprendizagem, mas também revelaram fragilidades nos mecanismos institucionais de captura e compartilhamento do conhecimento, especialmente na avaliação de resultados e na cultura de feedback. Houve variações significativas conforme lotação, nível de escolaridade, faixa etária, tempo de serviço na UnB e gênero. A regressão mostrou que fatores da PNDP são preditores significativos da CA, com destaque para o compartilhamento do conhecimento. Os modelos explicaram de 37,7% a 54,2% da variância nos fatores da CA (p < 0,001). Como resposta, propôs-se a criação da Plataforma Integrada de Desenvolvimento de Pessoas e Cultura de Aprendizagem (PDC-UnB), voltada à centralização de informações, personalização da formação e fortalecimento da aprendizagem organizacional. Espera-se que os resultados contribuam para o aprimoramento do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) da UnB e sirvam de referência para outras Instituições de Ensino Superior (IES).
Abstract: This study aimed to analyze how the National Policy for People Development (PNDP) contributes to the development of a Learning Culture (LC) at the University of Brasília (UnB), based on the perception of its internal stakeholders. The research holds scientific relevance by addressing reforms in public administration that demand new professional profiles and emphasize continuous development as a key factor for excellence in public management. A quantitative methodological approach was adopted, with an exploratory and descriptive design. The nonprobabilistic, intentional sample consisted of faculty members and technical-administrative staff who participated in training activities between 2021 and 2023. Data collection instruments included the Dimensions of the Learning Organization Questionnaire – Short Form (DLOQA), for LC assessment, and a questionnaire on the PNDP. Statistical analysis involved descriptive statistics, the Shapiro-Wilk test, Cronbach’s alpha, and Multiple Linear Regression. Results indicated favorable perceptions regarding learning opportunities but also revealed weaknesses in institutional mechanisms for capturing and sharing knowledge, especially concerning performance evaluation and feedback culture. Significant variations were observed according to workplace location, educational level, age group, length of service at UnB, and gender. Regression analysis showed that PNDP factors are significant predictors of LC, with knowledge sharing being the most prominent. The models explained between 37,7% and 54,2% of the variance in LC factors (p < 0.001). As a response, the creation of the Integrated Platform for People Development and Learning Culture (PDC-UnB) was proposed, aimed at centralizing information, personalizing training, and strengthening organizational learning. The findings are expected to support improvements to UnB’s People Development Plan (PDP) and serve as a reference for other Higher Education Institutions (HEIs).
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas, Universidade de Brasília, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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