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Título: Ouvidoria da educação básica do DF : as práticas de atuação da burocracia de nível de rua nas manifestações de violência contra os estudantes
Autor(es): Silva, Ivanilde Maria Pereira da
Orientador(es): Freitas, Urania Flores da Cruz
Assunto: Violência na escola
Rede Pública de Ensino do Distrito Federal
Ação pública
Participação democrática
Data de publicação: 21-out-2025
Referência: SILVA, Ivanilde Maria Pereira da. Ouvidoria da educação básica do DF: as práticas de atuação da burocracia de nível de rua nas manifestações de violência contra os estudantes. 2025. 189 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A pesquisa abordou a Lei nº 13.460/2017, vinculada à Lei de Acesso à Informação, apontando as confluências do processo de participação democrática, enquanto conquista de direito para a formação cidadã da comunidade escolar por meio dos serviços prestados pela Ouvidoria da Educação (OvEB) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), uma Ouvidoria especializada em acolher as demandas da sociedade nas questões relacionadas aos direitos e deveres dos estudantes do DF. O objetivo foi analisar as práticas de atuação dos servidores/ burocratas de nível de rua no tratamento das manifestações de reclamações/denúncias de casos de violência contra os estudantes da Rede Pública de Ensino do DF. A pesquisa foi desenvolvida no contexto das Unidades Subordinadas de Ouvidorias (US-OvEB) situadas em três Coordenações Regionais de Ensino. Trata-se de pesquisa com abordagem mista e análise feita a partir da Tríade Metodológica Ação-Reflexão-Ação (ARA), com realização de pesquisas exploratória, bibliográfica, documental e in loco. Adotou-se uma abordagem qualitativa, com análise de dados quantitativos das manifestações de reclamações/denúncias de violência contra os estudantes, registradas na Ouvidoria da Educação no ano de 2024. Dentre as conclusões, verificaram-se as seguintes práticas de atuação: acolhedora, empática, humanizada e discricionária. Dentre as práticas discricionárias destacaram-se o agir na improvisação, a atuação com base na mediação de conflito. Entre os registros de manifestações de violência destaca-se a violência psicológica com 65%. Constatouse que a OvEB-DF, é um instrumento normativo de ação pública e de comunicação participativa, embora ainda não se configure como uma ação pública transversal e participativa. Como produto técnico foi elaborada uma Nota Técnica com recomendações para fortalecer o direito à participação democrática no âmbito da Ouvidoria da Educação.
Abstract: The research addressed Law No. 13.460/2017, linked to the Access to Information Law, highlighting the convergence of the democratic participation process as a rights-based achievement for the civic formation of the school community through the services provided by the Education Ombudsman (OvEB) of the Secretariat of Education of the Federal District (SEEDF). This is a specialized Ombudsman responsible for receiving societal demands related to the rights and duties of students in the Federal District. The objective was to analyze the practices of street-level bureaucrats in handling complaints/reports of violence against students in the public education network of the Federal District. The research was conducted in the context of the Subordinate Ombudsman Units (US-OvEB), located in three Regional Education Coordinations. This is a study with a mixed-method approach, analyzed through the ActionReflection-Action (ARA) Methodological Triad, involving exploratory, bibliographic, documentary, and field research. A qualitative approach was adopted, including quantitative ata analysis of complaints/reports of violence against students recorded by the Education Ombudsman in 2024. Among the findings, the following practices were observed: welcoming, empathetic, humanized, and discretionary. The discretionary practices highlighted include improvisation and conflict mediation. Among the records of violent incidents, psychological violence stood out, accounting for 65%. It was found that the OvEB-DF is a normative instrument of public action and participatory communication, although it has not yet been configured as a transversal and fully participatory public action. As a technical product, a Technical Note was developed with recommendations to strengthen the right to democratic participation within the scope of the Education Ombudsman.
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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