Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rocha, Dais Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Luciana Pelucio | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-20T15:43:49Z | - |
dc.date.available | 2025-10-20T15:43:49Z | - |
dc.date.issued | 2025-10-20 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-04 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Luciana Pelucio. O Coletivo: um dispositivo de cuidado inovador na atenção psicossocial infantojuvenil. 2025. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52774 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação teve como objetivo analisar as micropolíticas do trabalho em Coletivo em um
Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) no Distrito Federal, buscando
compreender o funcionamento desse dispositivo como prática de cuidado na atenção
psicossocial. Procurou-se identificar as interfaces entre a abordagem do Coletivo e os
princípios da atenção psicossocial; caracterizar o Coletivo como dispositivo de cuidado; e
investigar suas potencialidades, desafios e inovações no campo da saúde mental.O Coletivo,
tal como vivenciado na pesquisa, configura-se como um espaço aberto e fluido, constituído
enquanto um grupo, atravessado por afetos, encontros e práticas interdisciplinares, onde a
clínica se desdobra para além das intervenções convencionais. Nele, prevalecem as
tecnologias leves de cuidado, baseadas na escuta, no vínculo e na potência do encontro,
articuladas aos saberes técnico-científicos da saúde mental. Sustenta-se como um trabalho
vivo em ato, que se atualiza no cotidiano do serviço e opera em uma lógica não prescritiva e
inventiva. A fundamentação teórica se organiza em quatro eixos: (1) os caminhos da reforma
psiquiátrica brasileira e a consolidação da atenção psicossocial; (2) a atenção psicossocial
voltada à infância e adolescência e os desafios da inclusão da saúde mental infantojuvenil nas
políticas públicas; (3) o conceito de Coletivo, com base em Jean Oury e nos movimentos
institucionalistas; e (4) as micropolíticas do trabalho vivo em ato, com foco na produção do
cuidado como processo relacional e situado. A pesquisa adotou o método cartográfico,
permitindo uma imersão vivencial no campo por meio da atuação como trabalhadora do
serviço durante um ano. Os dados foram produzidos a partir de diários de campo, portfólios
reflexivos, entrevistas e observações participantes, analisados com base em
conceitos-analisadores construídos no percurso da investigação. Os resultados foram
sistematizados em cinco categorias, que envolvem a discussão: (i) da construção coletiva do
cuidado no CAPSi; (ii) da micropolítica dos encontros, do movimento e do inesperado no
Coletivo; (iii) da transversalidade do cuidado e o trabalho interprofissional; (iv) das crises e
tensões internas e externas no Coletivo; (v) da caosmose como potência criadora do
dispositivo; e (vi) apresentação de produto técnico. As análises apontam que o Coletivo se
constitui como uma ‘máquina abstrata’ de produção de encontros, escuta,
corresponsabilização e práticas de cuidado inventivas, resistindo à lógica biomédica e
fragmentada. Ao promover a transversalidade entre saberes e fortalecer o protagonismo de
crianças e adolescentes, opera como dispositivo contra-hegemônico. Apesar dos desafios,
como a rotatividade de profissionais, desmonte da saúde mental e a fragilidade das redes,
destaca-se a potência instituinte do Coletivo, sustentada pelo engajamento das residências em
saúde e por práticas ético-estético-políticas comprometidas com o cuidado integral, a
autonomia e a invenção de modos de vida da maneira compartilhada e em constante devir. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O Coletivo : um dispositivo de cuidado inovador na atenção psicossocial infantojuvenil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSI) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo grupal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Intervenção psicossocial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saúde mental | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation aimed to analyze the micropolitics of working in a "Coletivo" (Collective)
within a Child and Adolescent Psychosocial Care Center (CAPSi) in the Federal District of
Brazil, seeking to understand how this device functions as a care practice within psychosocial
care. The study intended to identify the interfaces between the Collective approach and the
principles of psychosocial care; to characterize the Collective as a care device; and to
investigate its potentialities, challenges, and innovations within the field of mental health. The
Collective, as experienced in this research, is configured as an open and fluid space,
structured as a group permeated by affects, encounters, and interdisciplinary practices, where
clinical work unfolds beyond conventional interventions. It prioritizes light care technologies
grounded in attentive listening, bonding, and the transformative power of encounters, while
integrating technical-scientific knowledge from the field of mental health. It operates as a
living labor in act, renewed daily within the service through a non-prescriptive and inventive
logic. The theoretical framework was structured around four axes: (1) the trajectory of the
Brazilian psychiatric reform and the consolidation of psychosocial care; (2) psychosocial care
aimed at children and adolescents and the challenges of incorporating child and youth mental
health into public policies; (3) the concept of the Collective, based on Jean Oury and
institutionalist movements; and (4) the micropolitics of living labor in act, focusing on care as
a relational and situated process. The study adopted the cartographic method, allowing
immersive engagement through one year of work within the service. Data were produced
through field diaries, reflexive portfolios, interviews, and participant observation, and
analyzed using concept-analyzers developed throughout the research process. The findings
were organized into five categories: (i) the collective construction of care within the CAPSi;
(ii) the micropolitics of encounter, movement, and the unexpected within the Collective; (iii)
the transversality of care and interprofessional work; (iv) internal and external crises and
tensions; (v) chaosmosis as the creative force of the device; and (vi) technical product
presentation. The analyses suggest that the Collective operates as an abstract machine for
producing encounters, listening, co-responsibility, and inventive care practices, resisting
biomedical and fragmented logics. By promoting transversal knowledge exchanges and
reinforcing the protagonism of children and adolescents, it emerges as a counter-hegemonic
device. Despite challenges such as staff turnover, the dismantling of mental health policies,
and fragile care networks, the Collective demonstrates instituting potential, sustained by the
engagement of health residency programs and by ethical-aesthetic-political practices
committed to integral care, autonomy, and the collective invention of ways of living in
constant becoming. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|