| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Andrade, Vanessa Carvalho de | - |
| dc.contributor.author | Silva, Lucas Ferreira da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-15T14:20:15Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-15T14:20:15Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-15 | - |
| dc.date.submitted | 2025-02-05 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Lucas Ferreira da. Dos LEDs aos pulsares: uma sequência didática imersiva para o ensino de física e astrofísica no ensino fundamental e médio. 2025. 238 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52718 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Cada vez mais, as tecnologias estão presentes nas salas de aula e no ambiente
escolar. A presença do smartphone em sala de aula já é uma realidade para muitas
escolas do Brasil e do mundo. Com o acesso a experimentos interativos em sala de
aula, simulações, imagens, vídeos, softwares e componentes eletrônicos, os
estudantes podem explorar conceitos complexos, compreender processos e encarar
o universo de maneira prática e inspiradora. Neste trabalho partiremos da
funcionalidade de circuitos eletrônicos simples, como um circuito LED blinker, para
relacionar com conceitos astronômicos e astrofísicos de pulsares, técnicas de
detecção e radioastronomia. O enfoque do trabalho está na apresentação de um
experimento interativo, acessível e de baixo custo, para o ensino de astronomia e
astrofísica através de componentes eletrônicos, uso de smartphones, análise de
dados a partir de softwares livres e utilização de uma simulação 3D sobre pulsares.
Trata-se da proposta de uma sequência didática imersiva que busca envolver
ativamente os estudantes no processo experimental, de forma que consigam
relacionar os conteúdos escolares com a investigação e resolução de problemas em
situações reais. A SD “Dos LEDs aos Pulsares” foi dividida em 5 momentos e sua
aplicação ocorreu em um período de 3 semanas, em duas etapas, uma no ensino
médio ao final do segundo semestre de 2023, outra no ensino fundamental no
segundo semestre de 2024, contando com uma população de estudo de 33
estudantes. A análise dos dados desta pesquisa foi conduzida seguindo os preceitos
metodológicos estabelecidos por Bardin (2004), com foco na análise de conteúdo.
Para a construção dos dados utilizou-se dois instrumentos: questionários, respondidos
pelos estudantes durante o trabalho; documentos produzidos pelos estudantes
durante a pesquisa e o diário de campo produzido pelo pesquisador. Por fim, a SD
“Dos LEDs aos Pulsares” demonstrou ser uma abordagem potencialmente inovadora
e eficaz para o Ensino de Física, Astronomia e Astrofísica nos anos finais do ensino
fundamental e no ensino médio, pois foi capaz de promover uma experiência de
aprendizagem significativa e imersiva aos estudantes. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Dos LEDs aos pulsares : uma sequência didática imersiva para o ensino de física e astrofísica no ensino fundamental e médio | pt_BR |
| dc.title.alternative | From LEDs to pulsars : an immersive didactic sequence for teaching physics and astrophysics in elementary and high school | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Astrofísica | pt_BR |
| dc.subject.keyword | LED | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Aprendizagem significativa | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Experimento | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Ensino de Física | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | Technologies are increasingly present in classrooms and school environments. The
use of smartphones in the classroom is already a reality for many schools in Brazil and
worldwide. Through access to interactive experiments, simulations, images, videos,
software, and electronic components, students can explore complex concepts,
understand processes, and engage with the universe in practical and inspiring ways.
This work uses the functionality of simple electronic circuits, such as an LED blinker
circuit, to relate to astronomical and astrophysical concepts of pulsars, detection
techniques, and radio astronomy. The focus of this work is on presenting an interactive,
accessible, and low-cost experiment for teaching astronomy and astrophysics through
electronic components, smartphone use, data analysis using free software, and a 3D
pulsar simulation. The proposal consists of an immersive didactic sequence that
actively involves students in the experimental process, enabling them to connect
school content with real-world problem investigation and resolution. The DS "From
LEDs to Pulsars" was divided into 5 stages and implemented over 3 weeks in two
phases: one in high school at the end of the second semester of 2023, and another in
middle school in the second semester of 2024, with a study population of 33 students.
Data analysis was conducted following the methodological principles established by
Bardin (2004), focusing on content analysis. Data collection utilized two instruments:
questionnaires completed by students during the work, documents produced by
students during the research, and the researcher's field diary. Finally, the DS "From
LEDs to Pulsars" proved to be a potentially innovative and effective approach for
teaching Physics, Astronomy, and Astrophysics in the final years of middle school and
high school, as it successfully promoted a significant and immersive learning
experience for students. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|