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Título: Estéticas, poéticas e políticas em cena : por uma educação com o cinema negro feminino
Autor(es): Nascimento, Maria Cecília Ribeiro Nunes
Orientador(es): Versuti, Andrea Cristina
Assunto: Educação estética
Protagonismo feminino
Mulheres nas profissões
Cinema
Data de publicação: 14-Out-2025
Referência: NASCIMENTO, Maria Cecília Ribeiro Nunes. Estéticas, poéticas e políticas em cena: por uma educação com o cinema negro feminino. 2025. 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Mobilizada pelo lugar de protagonismo feminino nas diferentes esferas sociais, esta dissertação é atravessada pelas temáticas referentes aos feminismos, cinema e educação. O objetivo é identificar particularidades feministas nos elementos da linguagem cinematográfica utilizados por Viviane Ferreira em seu filme Um dia com Jerusa (2020) e, para tanto, propõe-se a: a) Apresentar as estéticas, poéticas e políticas de resistência do cinema das/com mulheres; b) Cartografar a trajetória de Viviane Ferreira e as pistas de sua subjetividade implicadas no seu fazer cinematográfico; c) Rastrear, por meio da decupagem clássica do filme, como as singularidades da cineasta são transcritas nas personagens mulheres em Um dia com Jerusa (2020); e d) Refletir sobre a potência do cinema para uma educação visual e estética feminista e antirracista. Devido ao contexto sociocultural em que estão inseridos, os cinemas das/com mulheres são inseparáveis das dimensões éticas, estéticas, poéticas e políticas. São potências minoritárias que se inserem no discurso dominante pelas frestas e brechas para produzir dissidências. O mapa cartográfico, a partir da Filosofia da Diferença, é tecido na busca por pegadas deixadas no filme e na fabulação para imaginar modos outros de interferir criticamente no mundo e nas imagens. Essas representações através do olhar da diretora refazem o feminino no cinema e subvertem as lógicas de um sistema hegemônico, padronizador e excludente operado por uma máquina de rostidades, que oprime e aniquila as multiplicidades de existências. Com isso, o Cinema Negro Feminino se revela como uma micropolítica desviante e abre passagem para epistemologias plurais e emancipadoras.
Abstract: Mobilized by the place of female protagonism in different social spheres, this dissertation is crossed by the themes of feminism, cinema and education. The aim is to identify feminist particularities in the elements of cinematographic language used by Viviane Ferreira in her film Um dia com Jerusa (2020): a) Present the aesthetics, poetics and politics of resistance of cinema by/with women; b) Map Viviane Ferreira's trajectory and the clues to her subjectivity implicated in her filmmaking; c) To trace, through the film’s classic decoupage, how the filmmaker's singularities are transcribed in the women characters in Um dia com Jerusa (2020); and d) Reflect on the power of cinema for a feminist and anti-racist visual and aesthetic education. Due to the socio-cultural context in which they are inserted, cinemas by/with women are inseparable from the ethical, aesthetic, poetic and political dimensions. They are minority powers that insert themselves into the dominant discourse through cracks and gaps in order to produce dissent. The cartographic map, based on the Philosophy of Difference, is woven in the search for footprints left in the film and in the fabrication to imagine other ways of critically interfering in the world and in images. These representations, through the director's gaze, remake the feminine in cinema and subvert the logic of a hegemonic, standardizing and exclusionary system operated by a reality machine, which oppresses and annihilates the multiplicity of existences. Black Cinema Women thus reveals itself as a deviant micro-politics and opens the way to plural and emancipatory epistemologies.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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