| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Pederiva, Patrícia Lima Martins | pt_BR |
| dc.contributor.author | Carvalho, Leandro José de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-14T21:03:30Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-14T21:03:30Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-14 | - |
| dc.date.submitted | 2025-03-27 | - |
| dc.identifier.citation | CARVALHO, Leandro José de. Corpos Dissidentes, Infância e Escola: Entre o Terror e o Arco-Íris. 2025. 198 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52702 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho surge a partir de reflexões e questionamentos sobre os estudos de
gênero, sexualidade e diversidade das infâncias em seus espaços educativos. Ao
observar que essas temáticas, geralmente, são tratadas como áreas de
conhecimento secundário e ao analisar as dificuldades e violências simbólicas e
físicas enfrentadas por crianças gênero-dissidente no espaço escolar, propomos um
diálogo com os estudos contemporâneos de gênero e sexualidade e de que forma
esses temas têm se apresentado na sociedade. Assim, a partir da Teoria
Histórico-Cultural, de Lev Semionovitch Vigotski, o objetivo deste trabalho é
compreender as vivências escolares de crianças gênero-dissidente. Para tanto,
realizamos um estudo de caso instrumental, em uma escola privada da rede de
ensino do D.F., com uma criança gênero-dissidente que cursa as séries iniciais do
ensino fundamental. Compreende-se como gênero-dissidente aquelas crianças que,
em suas performances de gênero, não correspondem às expectativas da
cisheteronorma. Neste contexto, problematizamos o conceito de “criança universal”,
afirmando que existem infâncias, no plural, sendo apresentado por nós um recorte
da história, ocidental, das infâncias gênero-dissidente. Também discutimos a função
social da escola e os impactos da “ideologia de gênero” nas relações entre
educação e sociedade. A proposta metodológica para a pesquisa é alicerçada na
Teoria Histórico-Cultural, sendo as vivências nossa unidade analítica. O estudo com
crianças gênero-dissidente abre possibilidades no campo educativo, saindo de uma
perspectiva de evitação de violências para a de promoção do potencial integral das
infâncias. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Corpos dissidentes, infância e escola : entre o Terror e o Arco-Íris | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Transgeneridade | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Crianças | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Infância | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Perejivanie | pt_BR |
| dc.subject.keyword | LGBTQIAP+ | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This work comes to be from reflections and questionings over studies of gender,
sexuality and diversity of childhoods in their educational spaces. Observing that
these topics are generally treated as areas of secondary knowledge, analyzing the
difficulties and symbolic and physical violence faced by gender-dissident children in
the school space, we propose a dialogue with contemporary studies of gender and
sexuality and how these topics have been presented in society. Thus, based on Lev
Semionovitch Vygotski's Historical-Cultural Theory, the purpose of this work is to
understand the school experiences of gender-dissident children. To this end, we
carried out an instrumental case study, in a private school in D.F. education system,
with a gender-dissident child who attends the initial grades of elementary school.
Gender-dissident children are understood to be those who, in their gender
performances, do not correspond to the expectations of the cisheteronormativity. In
this frame, we question the concept of “universal child”, stating that there are
childhoods, in plural, and we present a part of the Western history of
gender-dissident childhoods. We also discuss school’s social function and the
impacts of “gender ideology” on the relationship between education and society. The
methodological proposal for the research is based on Historical-Cultural Theory, and
our analytical unit being experiences. Studying gender-dissident children opens up
possibilities in the educational field, moving from a perspective of avoiding violence
to promoting the full potential of childhoods. | pt_BR |
| dc.description.abstract2 | Este trabajo surge de reflexiones y cuestionamientos sobre los estudios de género,
sexualidad y diversidad infantil en sus espacios educativos. Al observar que estos
suelen ser tratados como áreas de conocimiento secundario y al analizar las
dificultades, así como violencia física y simbólica que enfrentan los niños
género-disidentes en el espacio escolar, proponemos un diálogo con los estudios
contemporáneos sobre género y sexualidad y su representación en la sociedad. Así,
con base en la Teoría Histórico-Cultural de Lev Semionovitch Vygotski, el objetivo de
este trabajo es comprender las vivencias escolares de niños género-disidente. Para
ello, realizamos un estudio de caso instrumental, en un colegio privado de la red
educativa del D.F., con un niño género-disidente que cursa los primeros grados de
primaria. Se entiende por niños género-disidente aquellos que, en sus expresiones
de género, no se corresponden con las expectativas de la cisheteronorma.
Problematizamos el concepto de “niño universal”, afirmando que existen diversas
infancias, en plural, y presentamos un fragmento de la historia occidental de las
infancias género-disidente. También analizamos la función social de la escuela y los
impactos de la “ideología de género” en la relación entre educación y sociedad. La
propuesta metodológica de la investigación se fundamenta en la Teoría
Histórico-Cultural, siendo las vivencias nuestra unidad analítica. Estudiar a niños
género-disidente abre posibilidades en el ámbito educativo, pasando de una
perspectiva que busca unicamente evitar la violencia a otra que promueve todo el
potencial de la infancia. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|