| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade | pt_BR |
| dc.contributor.author | Santos, Paulo Cesar dos | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-13T16:38:59Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-13T16:38:59Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-13 | - |
| dc.date.submitted | 2024-08-15 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Paulo Cesar dos. GT Cenas - pluriversidade em ação: mostra cultural estudantil. 2024. 110 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52663 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes, Brasília, 2024. | pt_BR |
| dc.description.abstract | No contexto atual, observa-se uma clara falta de motivação por parte dos estudantes, o que
desafia os professores a se renovarem para garantir, com qualidade e eficiência, o mínimo de
interesse discente no processo de ensino-aprendizagem. Persuadir os jovens educandos a se
engajarem nas atividades e projetos da escola, além de tentar criar circunstâncias e espaços para
que se sintam motivados a sugerir melhorias no ambiente escolar, representa desafio
significativo: transformar esse cenário por meio de diversificadas abordagens e incentivar os
docentes a se envolverem no seu processo de aprendizagem de forma proativa e permanente.
Esse estudo pretende, enquanto intervenção educacional, utilizando a produção artística,
incentivar a formação de lideranças estudantis no âmbito do CED Gesner Teixeira do GamaDF. O cerne desta pesquisa é investigar, a partir de provocações pedagógicas, o surgimento do
protagonismo estudantil, nos moldes propostos por Costa (2006), através da realização da
mostra cultural GT Cenas – Diversidade e Pluralidade Cultural em Ação, projeto feito por
estudantes, considerando-se as fases de: envolvimento, planejamento, organização, execução e
avaliação. Com base em experiências realizadas durante período de 2020 a 2023, fez-se um
comparativo das realizações e analisou-se elementos que apontam a emergência gradativa do
protagonismo estudantil durante e após a execução do projeto. Analisa-se ainda a continuidade
da proatividade destes atores nas escolas sequenciais ao ingresso no ensino médio. Adotou-se
abordagem qualitativa, descritiva e de campo. A coleta de dados foi realizada, através de
anotações, registros imagéticos e audiovisuais das vivências, questionários, atas de reuniões e
relatos pessoais utilizados como diagnóstico e feedback, os quais apresentam aspectos que
demonstram a mudança de comportamento dos estudantes rumo a um sentido de autonomia e
proatividade. Participaram da pesquisa estudantes de 9º ano do ensino fundamental do CED
Gesner Teixeira e também do 1º ano do ensino médio do CEM 03 do Gama. Público-alvo com
faixa etária entre 14 e 16 anos de idade. A técnica de análise e interpretação dos dados foi
orientada pela Sistematização de Experiências (Holliday, 2006) de forma exitosa, visto que, a
partir do ordenamento e reconstrução das experiências sistematizadas, realizou-se análise
crítica, estudo da lógica do processo vivido e produziu-se novos conhecimentos, transcendendo
a sistematização já que, com base nesta análise e reconstrução, a ideia do projeto e do processo
em si, foi disponibilizada para eventual uso por outras instituições sociais. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | GT Cenas - pluriversidade em ação : mostra cultural estudantil | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Produção cultural | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Protagonismo dos jovens | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Diversidade | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | In the current context, there is a clear lack of motivation on the part of students, which
challenges teachers to renew themselves to guarantee, with quality and efficiency, the minimum
of student interest in the teaching-learning process. Persuading young students to engage in
school activities and projects, in addition to trying to create circumstances and spaces so that
they feel motivated to suggest improvements in the school environment, represents a significant
challenge: transforming this scenario through diverse approaches and encouraging teachers to
engage in their learning process proactively and permanently. This study intends, as an
educational intervention, using artistic production, to encourage the training of student leaders
within the scope of CED Gesner Teixeira do Gama-DF. The core of this research is to
investigate, based on pedagogical provocations, the emergence of student protagonism, along
the lines proposed by Costa (2006), through the realization of the cultural exhibition GT Cenas
– Cultural Diversity and Plurality in Action, a project carried out by students, considering The
phases include: involvement, planning, organization, execution and evaluation. Based on
experiences carried out during the period from 2020 to 2023, a comparison of achievements
was made and elements were analyzed that point to the gradual emergence of student
protagonism during and after the execution of the project. The continuity of the proactivity of
these actors in schools sequential to entry into secondary education is also analyzed. A
qualitative, descriptive and field approach was adopted. Data collection was carried out through
notes, visual and audiovisual records of experiences, questionnaires, minutes of meetings and
personal reports used as diagnosis and feedback, which present aspects that demonstrate the
change in students' behavior towards a sense of autonomy and proactivity. Students in the 9th
year of elementary school at CED Gesner Teixeira and also in the 1st year of high school at
CEM 03 in Gama participated in the research. Target audience aged between 14 and 16 years
old. The data analysis and interpretation technique was guided by the Systematization of
Experiences (Holliday, 2006) in a successful way, since, based on the ordering and
reconstruction of the systematized experiences, critical analysis was carried out, study of the
logic of the process experienced and produced new knowledge was created, transcending
systematization since, based on this analysis and reconstruction, the idea of the project and the
process itself was made available for eventual use by other social institutions. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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