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dc.contributor.advisorSilva, Maria do Carmo Couto dapt_BR
dc.contributor.authorMuniz, Gabriela de Paula e Silvapt_BR
dc.date.accessioned2025-10-10T21:13:32Z-
dc.date.available2025-10-10T21:13:32Z-
dc.date.issued2025-10-10-
dc.date.submitted2025-03-10-
dc.identifier.citationMUNIZ, Gabriela de Paula e Silva. DEVIRES: uma proposta em arte educação para crítica e reconstrução das narrativas sobre a cultura afro-brasileira. 2025. 114 f., il Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52644-
dc.descriptionDissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes, Brasília, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa aqui apresentada, realizada com uma turma de estudantes do ensino médio, em uma escola pública do Paranoá-DF, buscou, por meio da arte, levantar discussões e reflexões sobre o racismo estrutural e suas consequências para a sociedade. A compreensão sobre a origem do racismo e a percepção de sua manutenção ainda nos dias presentes pode fortalecer o discurso antirracista no ambiente escolar, valorizar a identidade das pessoas negras, sua cultura, características fenotípicas, além de propiciar aos estudantes um ambiente saudável de convivência e pertencimento. Avaliar quanto e como essas discussões afetariam os estudantes envolvidos e que mudanças atitudinais se revelariam a partir das vivências propostas foi o objetivo desta pesquisa. Para isso, foi realizada uma oficina teórico-prática na qual, por meio de análise de imagens de obras de arte, de documentários e leituras de textos de apoio, os estudantes puderam entrar em contato com obras selecionadas dentro de um recorte histórico de aproximadamente 200 anos e puderam discutir como a imagem do negro foi representada por artistas brancos e negros, além dos vários discursos trazidos por esses no período temporal selecionado. As rodas de conversas e as produções artísticas de autoria dos estudantes foram conduzidas baseadas na abordagem triangular elaborada por Ana Mae Barbosa. As observações e os registros do processo foram feitos por meio do método etnográfico e da observação participante propostos por Michel Angrosino. Para a análise dos resultados, foi utilizado o método de análise de conteúdo de Laurence Bardin.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDEVIRES : uma proposta em arte educação para crítica e reconstrução das narrativas sobre a cultura afro-brasileira.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArte e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordAbordagem triangularpt_BR
dc.subject.keywordAntirracismopt_BR
dc.subject.keywordObservação participantept_BR
dc.subject.keywordEtnografiapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The research presented here was conducted with a group of high school students at a public school in Paranoá-DF and sought, through art, to raise discussions and reflections on structural racism and its consequences for society. Understanding the origin of racism and recognizing its persistence in the present day can strengthen anti-racist discourse in the school environment, value the identity of Black people, their culture, and phenotypic characteristics, and provide students with a healthy environment of coexistence and belonging. Evaluating how and to what extent these discussions would affect the students involved and what attitudinal changes would emerge from the proposed experiences was the objective of this research. To achieve this, a theoretical-practical workshop was conducted in which, through the analysis of artworks, documentaries, and readings of supporting texts, the students engaged with selected works within a historical framework of approximately two hundred years. They discussed how Black people were represented by white and Black artists and the various discourses brought by these artists within the selected time period. The discussion groups and the artistic productions created by the students were guided by the triangular approach developed by Ana Mae Barbosa. Observations and records of the process were made using the ethnographic method and participant observation proposed by Michel Angrosino. For the analysis of the results, Laurence Bardin's content analysis method was used.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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