Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Maria do Carmo Couto da | pt_BR |
dc.contributor.author | Muniz, Gabriela de Paula e Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-10T21:13:32Z | - |
dc.date.available | 2025-10-10T21:13:32Z | - |
dc.date.issued | 2025-10-10 | - |
dc.date.submitted | 2025-03-10 | - |
dc.identifier.citation | MUNIZ, Gabriela de Paula e Silva. DEVIRES: uma proposta em arte educação para crítica e reconstrução das narrativas sobre a cultura afro-brasileira. 2025. 114 f., il Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52644 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa aqui apresentada, realizada com uma turma de estudantes do ensino médio, em
uma escola pública do Paranoá-DF, buscou, por meio da arte, levantar discussões e reflexões
sobre o racismo estrutural e suas consequências para a sociedade. A compreensão sobre a
origem do racismo e a percepção de sua manutenção ainda nos dias presentes pode
fortalecer o discurso antirracista no ambiente escolar, valorizar a identidade das pessoas
negras, sua cultura, características fenotípicas, além de propiciar aos estudantes um ambiente
saudável de convivência e pertencimento. Avaliar quanto e como essas discussões afetariam
os estudantes envolvidos e que mudanças atitudinais se revelariam a partir das vivências
propostas foi o objetivo desta pesquisa. Para isso, foi realizada uma oficina teórico-prática na
qual, por meio de análise de imagens de obras de arte, de documentários e leituras de textos
de apoio, os estudantes puderam entrar em contato com obras selecionadas dentro de um
recorte histórico de aproximadamente 200 anos e puderam discutir como a imagem do negro
foi representada por artistas brancos e negros, além dos vários discursos trazidos por esses
no período temporal selecionado. As rodas de conversas e as produções artísticas de autoria
dos estudantes foram conduzidas baseadas na abordagem triangular elaborada por Ana Mae
Barbosa. As observações e os registros do processo foram feitos por meio do método
etnográfico e da observação participante propostos por Michel Angrosino. Para a análise dos
resultados, foi utilizado o método de análise de conteúdo de Laurence Bardin. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | DEVIRES : uma proposta em arte educação para crítica e reconstrução das narrativas sobre a cultura afro-brasileira. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Abordagem triangular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Antirracismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Observação participante | pt_BR |
dc.subject.keyword | Etnografia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research presented here was conducted with a group of high school students at a public
school in Paranoá-DF and sought, through art, to raise discussions and reflections on
structural racism and its consequences for society. Understanding the origin of racism and
recognizing its persistence in the present day can strengthen anti-racist discourse in the school
environment, value the identity of Black people, their culture, and phenotypic characteristics,
and provide students with a healthy environment of coexistence and belonging. Evaluating
how and to what extent these discussions would affect the students involved and what
attitudinal changes would emerge from the proposed experiences was the objective of this
research. To achieve this, a theoretical-practical workshop was conducted in which, through
the analysis of artworks, documentaries, and readings of supporting texts, the students
engaged with selected works within a historical framework of approximately two hundred
years. They discussed how Black people were represented by white and Black artists and the
various discourses brought by these artists within the selected time period. The discussion
groups and the artistic productions created by the students were guided by the triangular
approach developed by Ana Mae Barbosa. Observations and records of the process were
made using the ethnographic method and participant observation proposed by Michel
Angrosino. For the analysis of the results, Laurence Bardin's content analysis method was
used. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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