Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52641
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CarlosAlbertoNevesDaRocha_DISSERT.pdf982,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Arte-educação e pré-adolescência : apropriação de dramaturgias para reforço de identidade
Autor(es): Rocha, Carlos Alberto Neves da
Orientador(es): Freitas Filho, José Fernando Marques de
Assunto: Arte e educação
Dramaturgia
Shakespeare, William, 1564-1616
Educação básica
Data de publicação: 10-Out-2025
Referência: ROCHA, Carlos Alberto Neves da. Arte-educação e pré-adolescência: apropriação de Dramaturgias para Reforço de Identidade. 2025. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Propomos uma apropriação de dramaturgias para reflexão dos estudantes sobre sua própria vida, no que toca à arte-educação na pré-adolescência. A linha desta pesquisa tem foco em “processos de ensino, aprendizagem e criação em artes”, do ProfArtes – UnB. Incluímos uma atenção especial à metodologia, haja vista a importância de se compreender de que forma os professores de artes atuam e conectam suas práticas formativas à linguagem artística da dramaturgia, com ênfase na escrita e não na montagem teatral, por meio da releitura de cenas significativas para a formação humana. Contribui-se assim para o reforço de identidade e sentimento de pertencimento dos estudantes no ensino básico, dando-lhes voz. Ao tempo que se promove a expressão criativa, com ângulos de vista do cotidiano e ampliação do imaginário, temos uma etnografia do universo juvenil. A possibilidade de oportunizar a expressão de desejos, receios e horizontes éticos faz parte da pesquisa.
Abstract: The research proposes an appropriation of dramaturgy for students to reflect on their own lives, regarding art education in pre-adolescence. The line of this research focuses on the “teaching, learning and creation processes in the arts”, at ProfArtes – UnB. We included special attention to methodology, given the importance of understanding how art teachers act and connect their training practices to the artistic language of dramaturgy, with an emphasis on writing rather than theatrical performance, by re-reading scenes that are significant for human formation. This contributes to strengthening the identity and sense of belonging of elementary school students, giving them a voice. At the same time as promoting creative expression, with angles of view of everyday life and expanding the imagination, we have an ethnography of the youth universe. The opportunity to express desires, fears and ethical horizons is part of the research.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes, Brasília, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.