| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Maia, Hélio José Santos | pt_BR |
| dc.contributor.author | Barbosa, Márcio Farias | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-10T17:58:40Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-10T17:58:40Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-10 | - |
| dc.date.submitted | 2024-11-29 | - |
| dc.identifier.citation | BARBOSA, Márcio Farias. O uso do alimento como suporte pedagógico para desenvolver a aprendizagem significativa. 2024. 168 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52623 | - |
| dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa aborda a aplicação de alimentos em sala de aula como uma estratégia para
facilitar a compreensão de conceitos abstratos e promover uma aprendizagem contextualizada
e significativa, especialmente para alunos com dificuldades de aprendizado. A problemática
central está na busca por métodos inovadores para engajar os estudantes e conectar os conteúdos
escolares com a realidade dos alunos, utilizando o alimento como recurso pedagógico para
reforçar os vínculos entre novos conhecimentos e saberes prévios. O estudo teve como objetivo
geral investigar como o uso de alimentos pode impactar a aprendizagem significativa no 6º ano
do ensino fundamental, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Para isso, delineouse uma abordagem metodológica qualitativa, com pesquisa exploratória e coleta de dados por
meio de questionários direcionados aos alunos e professores, além de observações em sala de
aula. O público-alvo foram alunos com dificuldades de aprendizagem que participam de
atividades de apoio pedagógico no Colégio Militar de Brasília. A fundamentação teórica
baseou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, que defende que novos
conhecimentos são melhor assimilados quando se conectam a estruturas cognitivas já existentes
nos alunos. Os resultados indicaram que o uso de alimentos como recurso pedagógico
contribuiu para o engajamento dos alunos e facilitou a compreensão de conteúdos complexos,
especialmente ao associar os temas escolares com situações práticas do cotidiano. Os
professores relataram que atividades que envolviam alimentos, como o uso de frutas para
ensinar frações e a preparação de receitas para ilustrar textos injuntivos, proporcionaram um
aprendizado mais concreto e acessível aos alunos. Além disso, a pesquisa revelou novas
possibilidades de interdisciplinaridade e reforçou a importância do contexto cultural e social na
aprendizagem. Contrariamente, observou-se que, em alguns casos, o uso de alimentos como
mero incentivo ou recompensa não promoveu a aprendizagem significativa, pois não criava
uma conexão efetiva entre o conteúdo e o aluno. Dessa forma, constatou-se que o alimento,
enquanto recurso pedagógico, tem o potencial de enriquecer o ambiente educacional e
proporcionar uma aprendizagem significativa, desde que seja utilizado com intencionalidade e
alinhado aos objetivos de ensino. Como produto da pesquisa foi proposto a implementação de
um projeto pedagógico contínuo para integrar o uso de alimentos nas aulas do 6º ano, de forma
transversal, nas aulas do turno integral reforçando a contextualização dos saberes e promovendo
um ensino colaborativo. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | O uso do alimento como suporte pedagógico para desenvolver a aprendizagem significativa | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Alimentação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Teoria da aprendizagem significativa | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This research addresses the application of food in the classroom as a strategy to facilitate the
understanding of abstract concepts and promote contextualized and meaningful learning,
especially for students with learning difficulties. The central issue is the search for innovative
methods to engage students and connect school content with their reality, using food as a
pedagogical resource to strengthen the links between new knowledge and prior understanding.
The general objective of the study was to investigate how the use of food can impact meaningful
learning in the 6th grade of elementary school, specifically in the subjects of Portuguese
Language and Mathematics. For this, a qualitative methodological approach was outlined, with
exploratory research and data collection through questionnaires directed at students and
teachers, as well as classroom observations. The target audience consisted of students with
learning difficulties who participate in pedagogical support activities at the Colégio Militar de
Brasília. The theoretical foundation was based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning,
which argues that new knowledge is better assimilated when connected to existing cognitive
structures in students. The results indicated that the use of food as a pedagogical resource
contributed to student engagement and facilitated the understanding of complex content,
especially by associating school topics with practical, everyday situations. Teachers reported
that activities involving food, such as using fruits to teach fractions and preparing recipes to
illustrate instructional texts, provided a more concrete and accessible learning experience for
students. Furthermore, the research revealed new possibilities for interdisciplinarity and
reinforced the importance of cultural and social context in learning. Conversely, it was observed
that, in some cases, using food merely as an incentive or reward did not promote meaningful
learning, as it did not create an effective connection between the content and the student. Thus,
it was found that food, as a pedagogical resource, has the potential to enrich the educational
environment and provide meaningful learning, provided it is used intentionally and aligned with
teaching objectives. As a product of the research, the implementation of a continuous
pedagogical project was proposed to integrate the use of food into 6th-grade classes in a
transversal manner, reinforcing the contextualization of knowledge and promoting
collaborative teaching. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|