http://repositorio.unb.br/handle/10482/52614
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ChristianeMansurDaSilva_DISSERT.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Extensao no Ensino Superior e escolas públicas : parcerias e desenvolvimento |
Autor(es): | Silva, Christiane Mansur da |
Orientador(es): | Vasconcelos, Alcyone |
Assunto: | Extensão universitária Interação universidade-escola Impacto social Formação de educadores Educação básica |
Data de publicação: | 10-Out-2025 |
Data de defesa: | 30-Mai-2025 |
Referência: | SILVA, Christiane Mansur da. Extensao no Ensino Superior e escolas públicas : parcerias e desenvolvimento. 2025. 104 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | Este trabalho analisou a interação entre a Universidade de Brasília e a escola pública do Distrito Federal, por meio da extensão universitária. Teve como foco sete projetos extensionistas, desenvolvidos durante os anos de 2020 a 2024, participantes dos editais Licenciaturas em Ação, realizados em escolas da Secretaria de Educação do Distrito Federal. A pesquisa, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, analisou a contribuição da extensão universitária para a formação inicial dos estudantes extensionistas, para a formação continuada de professores extensionistas e para a melhoria da qualidade do ensino na educação básica. Os resultados indicam que a extensão cria oportunidades para que os estudantes desenvolvam habilidades profissionais como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas, assim como gera comprometimento com os problemas sociais. Além disso, a extensão pode contribuir para a atualização e o desenvolvimento profissional dos professores extensionistas, estimulando a inovação em suas práticas pedagógicas, assim como um espaço de formação continuada para os professores das escolas. No entanto, apesar dos benefícios da extensão para o desenvolvimento profissional dos professores extensionistas, a percepção destes ainda se concentra predominantemente no impacto sobre seus alunos. Também foram relatadas pelos professores das escolas que há dificuldade em acessar informações claras sobre os projetos de extensão da UnB. Nesse sentido, a pesquisa destaca a importância da extensão como um espaço de diálogo e colaboração entre as duas instituições, mas ainda expõe a necessidade de maior abertura para a participação das escolas na criação dos projetos, de maneira que atendam às demandas escolares e cooperativamente construam soluções inovadoras para os desafios da educação. Essa parceria permite que a academia reconheça os problemas da comunidade escolar e oportunize o compartilhamento de conhecimentos, desenvolvendo ambas as instituições, e abrindo caminhos para futuras pesquisas. Diante disso, como resposta à demanda de maior facilidade para o diálogo, propõe-se, como produto desta dissertação, o desenvolvimento de uma cartilha prática e organizada, que reúna informações e contatos, com orientações simples e acessíveis. |
Abstract: | This study analyzed the interaction between the University of Brasília and public schools in the Federal District through university extension. It focused on seven extension projects developed between 2020 and 2024, participating in the Licenciaturas em Ação (Licenciaturas in Action) public notices, held in schools of the Federal District Department of Education. The research, of an applied nature and qualitative approach, analyzed the contribution of university extension to the initial training of extension students, to the continuing education of extension teachers, and to improving the quality of teaching in basic education. The results indicate that extension creates opportunities for students to develop professional skills such as teamwork, critical thinking, and problem-solving, as well as generates commitment to social problems. In addition, extension can contribute to the updating and professional development of extension teachers, stimulating innovation in their pedagogical practices. However, despite the benefits of extension for the professional development of extension teachers, their perception still focuses predominantly on the impact on their students. The research highlights the importance of extension as a space for dialogue and collaboration between the university and the school, but also exposes the need for greater openness to the participation of schools in the creation of projects, so that they meet school demands and cooperatively build innovative solutions to educational challenges. This partnership allows academia to recognize the problems of the school community and provides an opportunity for knowledge sharing, developing both institutions and paving the way for future research. In light of this, teachers reported difficulty in accessing clear information about UnB's extension projects. In response to this demand, the proposal, as a product of this dissertation, is to develop a practical and organized booklet that brings together information and contacts, with simple and accessible guidelines. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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