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JoaoVictorSouzaDaSilva_TESE.pdf3,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCabello, Andrea Felippept_BR
dc.contributor.authorSilva, João Victor Souza dapt_BR
dc.date.accessioned2025-10-09T19:29:00Z-
dc.date.available2025-10-09T19:29:00Z-
dc.date.issued2025-10-09-
dc.date.submitted2025-06-27-
dc.identifier.citationSILVA, João Victor Souza da. Qualidade da educação e crescimento econômico: determinantes multidimensionais e impactos regionais sobre os municípios brasileiros. 2025. 124 f., il. Tese (Doutorado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52598-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Brasília, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEstudos sobre economia da educação sugerem que o aprendizado é influenciado por múltiplas dimensões, abrangendo aspectos individuais, familiares, escolares e socioeconômicos, ao mesmo tempo em que contribui positivamente para a dinâmica econômica regional. Esta pesquisa investiga os determinantes da qualidade da educação no Brasil e seus efeitos sobre o desempenho de estudantes e o crescimento de municípios, com base nos microdados do Enem e do Censo da Educação Básica do Inep. Em conformidade com a literatura e evidências empíricas, infere-se que desigualdades raciais e socioeconômicas, associadas a diferentes contextos familiares, são determinantes críticos do aprendizado, sugerindo forte externalidade intergeracional entre as condições parentais e os resultados dos filhos. Entre as estratégias empíricas adotadas, destaca-se a utilização de um modelo hierárquico de dados em painel, que permitiu decompor a variância do desempenho estudantil entre os efeitos associados à escola, ao indivíduo/família e ao ano. Essa abordagem possibilitou estimar o peso relativo de cada nível de influência, evidenciando que os fatores individuais e familiares são os principais determinantes do desempenho. Observou-se que políticas de curto prazo voltadas à melhoria das condições estruturais das instituições educacionais podem contribuir significativamente para a redução da evasão no ensino médio, especialmente entre escolas públicas. Quanto ao crescimento econômico, os resultados indicam que a qualidade da educação tem efeitos de médio prazo sobre o produto dos municípios, enquanto o financiamento educacional impacta no curto e médio prazo, refletindo a capacidade de elevação da demanda agregada simultânea aos efeitos já esperados de melhoria da educação. Conclui-se que, embora intervenções rápidas sejam eficazes contra a evasão, o avanço sustentável do aprendizado requer políticas de longo prazo, capazes de romper ciclos multigeracionais de desigualdade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleQualidade da educação e crescimento econômico : determinantes multidimensionais e impactos regionais sobre os municípios brasileirospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordQualidade da educaçãopt_BR
dc.subject.keywordExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordExternalidades intergeracionaispt_BR
dc.subject.keywordCrescimento econômicopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Studies in the economics of education suggest that learning is influenced by multiple dimensions, encompassing individual, family, school, and socioeconomic factors, while also contributing positively to regional economic dynamics. This research investigates the determinants of education quality in Brazil and its effects on student performance and municipal economic growth, based on microdata from the Enem (National High School Exam) and the School Census from Inep. In line with the literature and empirical evidence, it is inferred that racial and socioeconomic inequalities, associated with different family contexts, are critical determinants of learning, suggesting strong intergenerational externalities between parental conditions and children's outcomes. Among the empirical strategies adopted, a hierarchical panel data model stands out, which allowed the decomposition of performance variance into effects associated with schools, individuals/families, and time. This approach made it possible to estimate the relative weight of each level of influence, highlighting that individual and family factors are the main determinants of student achievement. The study also observed that short-term policies aimed at improving the structural conditions of educational institutions can significantly reduce high school dropout rates, especially in public schools. Regarding economic growth, the results indicate that education quality has medium-term effects on municipal output, while educational funding impacts both the short and medium term, reflecting the potential to boost aggregate demand alongside the expected improvements in education. It is concluded that, although rapid interventions may be effective against dropout, sustainable progress in learning requires long-term policies capable of breaking multigenerational cycles of inequality.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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