| Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
| dc.contributor.advisor | Santana, Ana Claudia Farranha | - |
| dc.contributor.author | Góngora, Catalina María Gutiérrez | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-08T17:02:15Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-08T17:02:15Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-08 | - |
| dc.date.submitted | 2025-05-30 | - |
| dc.identifier.citation | GÓNGORA, Catalina María Gutiérrez. Responsabilidad científica en el contexto del derecho a la ciencia en Colombia. 2025. 186 f., il. Tese (Doutorado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52561 | - |
| dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Esta pesquisa analisa criticamente e de forma transdisciplinar os dilemas éticos do progresso
científico em articulação com a governança, o direito humano à ciência e a responsabilidade
científica em contextos de desigualdade estrutural. Metodologicamente, a pesquisa é
estruturada como um estudo de caso qualitativo, centrado na Sentença T-622 de 2016 da Corte
Constitucional da Colômbia, que reconheceu o rio Atrato como sujeito de direitos. A partir
deste caso paradigmático, examina-se como os desenvolvimentos científico-tecnológicos
afetam os direitos coletivos, os saberes ancestrais e a diversidade cultural, especialmente em
territórios étnicos historicamente marginalizados. O referencial teórico abrange noções-chave
como extrativismo cognitivo, colonialismo do conhecimento, bioprospecção e o direito
humano à ciência em suas dimensões de acesso, participação e benefício. Além disso, propõe
uma releitura da governança científica sob a ótica da justiça epistêmica e do
constitucionalismo ecológico, destacando a necessidade de práticas científicas responsáveis e
da antecipação ética diante dos impactos socioambientais do desenvolvimento tecnológico. O
estudo de caso estrutura-se em torno de três categorias analíticas: (i) extrativismo cognitivo e
colonialismo epistêmico; (ii) conexão estrutural entre direitos humanos e diversidade cultural;
e (iii) responsabilidade científica e constituição ecológica. Essa abordagem permite evidenciar
as tensões entre ciência, poder e justiça, bem como formular propostas normativas e
institucionais voltadas à democratização do conhecimento e à proteção dos territórios
bioculturais. O estudo conclui com recomendações destinadas a fortalecer uma governança
científica inclusiva e ética na Colômbia. | pt_BR |
| dc.language.iso | spa | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Responsabilidad científica en el contexto del derecho a la ciencia en Colombia | pt_BR |
| dc.title.alternative | Responsabilidade científica no contexto do direito à ciência na Colômbia | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Justiça epistêmica | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Ciência | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Impactos socioambientais | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Desenvolvimento tecnológico | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Ética | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.contributor.advisorco | Junquilho, Tainá Aguiar | - |
| dc.description.abstract1 | This research addresses critically and transdisciplinarity the ethical dilemmas of scientific
progress in relation to governance, the human right to science, and scientific responsibility in
contexts of structural inequality. Methodologically, the research is designed as a qualitative
case study, focusing on the 2016 ruling T-622 of the Constitutional Court of Colombia, which
recognized the Atrato River as a subject of rights. Through this paradigmatic case, the study
examines how scientific and technological developments affect collective rights, ancestral
knowledge, and cultural diversity, particularly in historically marginalized ethnic territories.
The theoretical framework encompasses key notions such as cognitive extractivism,
knowledge colonialism, bioprospecting, and the human right to science in its dimensions of
access, participation, and benefit. Additionally, the thesis proposes a re-interpretation of
scientific governance through the lens of epistemic justice and ecological constitutionalism,
emphasizing the need for responsible scientific practices and ethical anticipation of the
socio-environmental impacts of technological development. The case study is structured
around three main categories of analysis: (i) cognitive extractivism and epistemic colonialism;
(ii) the structural connection between human rights and cultural diversity; and (iii) scientific
responsibility and the ecological constitution. This approach reveals tensions between science,
power, and justice, and formulates normative and institutional proposals aimed at
democratizing knowledge and protecting biocultural territories. The study concludes with
recommendations to strengthen inclusive and ethical scientific governance in Colombia. | pt_BR |
| dc.description.abstract2 | Esta investigación aborda de forma crítica y transdisciplinaria los dilemas éticos del progreso
científico, en diálogo con la gobernanza, el derecho humano a la ciencia y la responsabilidad
científica en contextos de desigualdad estructural. La investigación se articula
metodológicamente como un estudio de caso de tipo cualitativo, centrado en la Sentencia
T-622 de 2016 de la Corte Constitucional de Colombia, que reconoció al río Atrato como
sujeto de derechos. A través de este caso paradigmático, se examina la forma en que los
desarrollos científico-tecnológicos inciden en los derechos colectivos, los saberes ancestrales
y la diversidad cultural, particularmente en territorios étnicos históricamente marginados. El
marco teórico incluye nociones clave como el extractivismo cognitivo, el colonialismo del
conocimiento, la bioprospección, y el derecho humano a la ciencia en sus dimensiones de
acceso, participación y beneficio. Asimismo, propone una relectura de la gobernanza
científica desde una perspectiva de justicia epistémica y constitucionalismo ecológico,
resaltando la necesidad de prácticas científicas responsables y de una anticipación ética frente
a los impactos socioambientales del desarrollo tecnológico. El estudio del caso se estructura
en torno a tres categorías de análisis: (i) el extractivismo cognitivo y el colonialismo
epistémico; (ii) la conexión estructural entre derechos humanos y diversidad cultural; y (iii) la
responsabilidad científica y la constitución ecológica. Esta aproximación permite evidenciar
las tensiones entre ciencia, poder y justicia, así como formular propuestas normativas e
institucionales orientadas a la democratización del conocimiento y a la protección de los
territorios bioculturales. El estudio concluye con recomendaciones orientadas a fortalecer la
gobernanza inclusiva y ética de la ciencia en Colombia. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Direito (FD) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direito | pt_BR |
| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|