Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Martins, Argemiro Cardoso Moreira | - |
dc.contributor.author | Mansour, Isla Maria Amorim de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-06T17:09:42Z | - |
dc.date.available | 2025-10-06T17:09:42Z | - |
dc.date.issued | 2025-10-06 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-31 | - |
dc.identifier.citation | MANSOUR, Isla Maria Amorim de Souza. A constitucionalidade da política de bonificação regional: uma análise sobre o ingresso nos cursos de medicina das universidades públicas da região norte do Brasil. 2024. 160 f., il. Tese (Doutorado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52547 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o advento do Sistema de Seleção Unificada – Sisu, que se constitui em um sistema
eletrônico onde são reunidas as vagas ofertadas por várias instituições públicas de ensino
superior de todo o Brasil para ingresso nos cursos de graduação, utilizando como base de
classificação a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, ocorreu a universalização
da oferta das vagas nas Instituições Públicas de Ensino Superior, ampliando a movimentação e
a concorrência de candidatos entre as unidades federativas do Brasil. Diante dessa realidade,
ocorreu um fenômeno verificado em universidades de estados periféricos, da região Norte, em
que os cursos de graduação mais concorridos, o curso de medicina, passaram a ter suas vagas
majoritariamente ocupadas por candidatos de outros estados brasileiros, enquanto candidatos
do próprio estado de localização da universidade não conseguiam ingressar, em função do
melhor desempenho daqueles candidatos no Enem.
Nesse contexto, os estudantes dessas localidades mais periféricas não acessavam em
igualdade de condições as vagas nos cursos de medicina, em função dos desníveis educacionais
identificados entre as regiões, a partir do desempenho verificado nas provas do Enem. Essa
situação agravou o problema já existente, que é a dificuldade de fixação de profissionais
médicos nessas regiões do Brasil, afetando sobretudo a oferta dos serviços de saúde,
considerando a pouca adesão de profissionais recém formados oriundos de outros estados para
permanecerem na região em que se formaram.
Diante da exclusão na ocupação das vagas, as Universidades situadas nessas localidades
implementaram políticas de ação afirmativa de bonificação regional, que consiste em um
incremento às notas do Enem para candidatos que comprovadamente tenham estudado todo o
ensino médio na própria região. A medida possibilitou um equilíbrio no acesso às vagas
ofertadas pelos candidatos do próprio estado da Universidade. A partir disso, a presente
pesquisa pretende examinar a controvérsia que se instaurou em função da judicialização da
política afirmativa, verificando contradições argumentativas entre as decisões judiciais
emanadas dos juízos de primeira instância e dos tribunais sobre a constitucionalidade da política
de bonificação regional nas universidades da região Norte, cujo déficit de médicos por
habitantes é alarmante e os desníveis educacionais verificáveis, comparativamente às demais
regiões brasileiras. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A constitucionalidade da política de bonificação regional : uma análise sobre o ingresso nos cursos de medicina das universidades públicas da região norte do Brasil | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autonomia universitária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política afirmativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Discricionariedade judicial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil, Norte | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | With the advent of the Unified Selection System – Sisu, which is an electronic system
where vacancies offered by various public higher education institutions across Brazil are
gathered for entry into undergraduate courses, using as a basis for classification and grade of
the National High School Examination – Enem, there was a universalization of the offer of
vacancies in Public Higher Education Institutions, increasing the movement and competition of
candidates between the federative units of the Brazil. Faced with this reality, a phenomenon
occurred in universities in peripheral states, in the North region, in which the most popular
undergraduate courses, the medical course, began to have their vacancies mostly occupied by
candidates from other Brazilian states, while candidates from the state where the university was
located were unable to enter, due to the better performance of those candidates in the Enem.
In this context, students from these more peripheral locations did not access places in
medical courses on equal terms, due to the educational differences identified between the
regions, based on the performance verified in the Enem tests. This situation aggravated the
already existing problem, which is the difficulty in retaining medical professionals in these
regions of Brazil, mainly affecting the supply of health services, considering the low adhesion
of newly trained professionals from other states to remain in the region in which they were
formed.
Faced with exclusion in the occupation of vacancies, Universities located in these
locations implemented affirmative action policies for regional bonuses, which consist of an
increase in Enem grades for candidates who have proven to have studied all of secondary
education in the region. The measure enabled a balance in access to vacancies offered by
candidates from the University's own state. From this, the present research intends to examine
the controversy that arose due to the judicialization of the affirmative policy, verifying
argumentative contradictions between the judicial decisions emanating from the first instance
courts and the courts on the constitutionality of the affirmative policy. regional bonus in
universities in the North region, where the deficit of doctors per inhabitant is latent and the
educational gaps are verifiable, compared to other Brazilian regions. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Direito (FD) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direito | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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