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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Thiago Arnaud Abreu-
dc.contributor.authorGomes, Gilberto-
dc.contributor.authorDelgado Neto, Álvaro Martins-
dc.contributor.authorLustosa, Iuri Augusto Alves-
dc.contributor.authorSilva, Welington Vital da-
dc.date.accessioned2025-09-24T10:41:43Z-
dc.date.available2025-09-24T10:41:43Z-
dc.date.issued2024-12-04-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Thiago Arnaud Abreu et al. A new approach for correlating Paris parameters with fatigue life of aircraft fuselage panels. Caderno Pedagógico, Curitiba, v. 20, n. 7, p. 2359-2391, 2023. DOI: https://doi.org/10.54033/cadpedv20n7-001. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/1937. Acesso em: 02 jul. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52493-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma técnica numérica que estabelece uma relação entre os parâmetros C e m da Lei de Paris e o número de ciclos de vida em fadiga. Esta relação é particularmente importante para determinar a capacidade do material de suportar um número específico de ciclos no projeto da fuselagem de uma aeronave. A metodologia é baseada em um problema multiescala e compreende duas etapas: o modelo macro, que foca nas tensões internas e localização de pontos críticos, e o modelo micro, que considera o número do ciclo de vida de fadiga crítica (n) através de uma "grade" de C. e m parâmetros, resultando na curva ótima N(C,m). Para validar a metodologia adotada, foi utilizado o programa acadêmico BemCracker2D para calcular os campos de tensões internas, simular trincas e estimar a vida em fadiga. Foram realizados três estudos de caso e os resultados indicaram que a faixa de valores C e m obtidos depende da configuração do macromodelo, dos parâmetros físicos do material e do número de ciclos definido no projeto. Em última análise, esta técnica computacional permite a generalização para qualquer modelo de análise de danos na fuselagem, fornecendo dados de parâmetros C e m Par-is para mitigar os danos por fadiga.pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.publisherStudies Publicações e Editora Ltda.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA new approach for correlating Paris parameters with fatigue life of aircraft fuselage panelspt_BR
dc.title.alternativeUma nova abordagem para correlacionar os parâmetros de Paris com a vida à fadiga dos painéis da fuselagem de aeronavespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAeronaves - fuselagempt_BR
dc.subject.keywordAnálise multiescalarpt_BR
dc.subject.keywordFadiga (Mecânica)pt_BR
dc.subject.keywordDanos mecânicospt_BR
dc.rights.licenseRevista Caderno Pedagógico - Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). Fonte: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/1937. Acesso em: 02 jul. 2025.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.54033/cadpedv20n7-001pt_BR
dc.description.abstract1This work presents a numerical technique that establishes a relationship between the C and m parameters of the Paris Law and the number of fatigue life cycles. This relationship is particularly important for determining the material's ability to withstand a specified number of cycles in an aircraft fuselage design. The methodology is based on a multiscale problem and comprises two stages: the macro model, which focuses on internal stresses and critical point location, and the micro model, which considers the critical fatigue life cycle number (n) across a "grid" of C and m parameters, resulting in the optimal curve N(C,m). To validate the adopted methodology, the academic program BemCracker2D has been used to calculate the internal stress fields, simulate cracks, and estimate fatigue life. Three case studies were conducted, and the results indicated that the range of C and m values obtained depends on the configuration of the macro model, the physical parameters of the material, and the defined number of cycles in the design. Ultimately, this computational technique allows for generalization to any fuselage damage analysis model, providing C and m Paris parameter data to mitigate fatigue damage.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8385-9042pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0003-9299-0039pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5200-5995pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationInstituto Federal do Piauípt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civilpt_BR
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