Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Maia Filho, Mamede Said | - |
dc.contributor.author | Machado, Allan Magalhães | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-23T11:26:04Z | - |
dc.date.available | 2025-09-23T11:26:04Z | - |
dc.date.issued | 2025-09-23 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-28 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Allan Magalhães. A fraternidade e os conflitos administrativos: consensualidade no processo de otimização de contratos de concessão de infraestrutura rodoviária. 2025. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52476 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | O princípio da fraternidade é um preceito constitucional que surge com o
objetivo de reacender um propósito de amadurecimento do ser social, através da
percepção e da visão altruísta de deveres fundamentais e do outro como detentor de
direitos, os quais, como indivíduos ou instituições, devem buscar a pacificação de seus
conflitos e a solução de disputas para viabilizar um convívio harmônico e construtivo
enquanto membros de uma sociedade complexa e multifacetada. O monopólio da
tutela de solução de conflitos da sociedade pela jurisdição estatal entrou em crise
devido à elevada demanda e ao desvirtuamento de seu sentido, o qual não é capaz
de apresentar a melhor solução para todos os casos concretos, necessários em um
ambiente plural. O surgimento de métodos adequados de resolução de disputas que
priorizem o consenso representa um importante mecanismo de expressão da
sociedade fraternal, pautada por valores de justiça e alteridade e tem apresentado
resultados práticos consistentes no âmbito da justiça. A resolução de disputas na égide
da Constituição de 1988 não pode ser alheia aos princípios e valores presentes
naquela Carta, razão pela qual o próprio Estado deve pautar suas ações para utilizarse de métodos mais eficientes na resolução de suas contendas voltadas à execução
de suas políticas públicas. No que concerne ao Direito Administrativo, a evolução das
relações sociais tem demandado uma transformação do relacionamento entre entes
públicos e privados, com um necessário reposicionamento da postura de
unilateralidade das decisões e nos mecanismos de transação voltados à consecução
do interesse público. O ambiente de concessões rodoviárias brasileiro, representado
pelo PROCROFE, tem experimentado desafios relacionados às mudanças
conjunturais, do ponto de vista econômico, regulatório, político, técnico e social,
esperados em ajustes de longo prazo, os quais geram conflitos de diversas ordens e
demandam ações eficazes por parte da Administração para garantir o equilíbrio
necessário na relação contratual e a entrega dos resultados esperados para a
sociedade. O Ministério dos Transportes tem atuado de forma proativa para
estabelecer as políticas necessárias a subsidiar a resolução de conflitos nesses
contratos, inovando ao estabelecer, juntamente com o Tribunal de Contas da União e
demais órgãos, um modelo de solução consensual de conflitos no âmbito
administrativo, de forma a encontrar o reequilíbrio entre obrigações e contrapartidas
de forma negociada, com foco na pacificação da relação contratual. Neste contexto,
em face da novidade do modelo solução consensual, buscou-se tratar dos
mecanismos contratuais para mitigação da assimetria de informações no contexto do
acordo estabelecido através de consenso, que podem desencadear comportamentos
indesejados por atores envolvidos, buscando estabelecer um equilíbrio entre
incentivos, negociações e obrigações | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A fraternidade e os conflitos administrativos : consensualidade no processo de otimização de contratos de concessão de infraestrutura rodoviária | pt_BR |
dc.title.alternative | Fraternity and administrative disputes : the role of consensuality in optimizing road infrastructure concession contracts | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura rodoviária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concessão pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Risco moral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Princípio da fraternidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The principle of fraternity is a constitutional precept that arises with the objective of
rekindling a purpose of social maturity through the perception and altruistic vision of
fundamental duties and of the other as a rights holder. Individuals and institutions alike
must seek the pacification of their conflicts and the resolution of disputes to enable a
harmonious and constructive coexistence as members of a complex and multifaceted
society. The monopoly of conflict resolution by the state jurisdiction has entered into
crisis due to high demand and the distortion of its purpose, as it is not always capable
of providing the best solution for every concrete case required in a pluralistic
environment. The emergence of appropriate dispute resolution methods that prioritize
consensus represents an important mechanism for expressing a fraternal society,
guided by values of justice and otherness, and has yielded consistent practical results
within the justice system. Dispute resolution under the aegis of the 1988 Constitution
cannot be indifferent to the principles and values present in that Charter. Therefore, the
State itself must guide its actions towards using more efficient methods in resolving its
disputes related to the execution of public policies. In Administrative Law, the evolution
of social relations has required a transformation in the relationship between public and
private entities, necessitating a repositioning of the unilateral stance in decision-making
and transactional mechanisms aimed at achieving the public interest. The Brazilian
highway concession sector, represented by PROCROFE, has faced challenges related
to economic, regulatory, political, technical, and social changes—typical of long-term
adjustments. These changes generate conflicts of various kinds and require effective
actions from the Administration to ensure the necessary balance in contractual
relationships and the delivery of expected results to society. The Ministry of Transport
has acted proactively in establishing policies to support conflict resolution in these
contracts. It has innovated by collaborating with the Federal Court of Accounts and
other institutions to create a consensual conflict resolution model within the
administrative sphere. This model seeks to restore balance between obligations and
counter-obligations through negotiation, focusing on pacifying contractual relations. In
this context, given the novelty of the consensual resolution model, efforts have been
made to address contractual mechanisms aimed at mitigating information asymmetry
within the consensus-based agreement. This asymmetry could lead to undesirable
behaviors from involved parties. Thus, the goal is to establish a balance between
incentives, negotiations, and obligations. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Direito (FD) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direito | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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