Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52442
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorPilati, Alexandre Simões-
dc.date.accessioned2025-09-16T11:06:07Z-
dc.date.available2025-09-16T11:06:07Z-
dc.date.issued2022-02-07-
dc.identifier.citationPILATI, Alexandre Simões. Um lírico cismado e moderno: interpretação do Brasil no primeiro Drummond. Revista Princípios: teoria, política e cultura, São Paulo, v. 41, n. 163, p. 187-207, 2022. DOI: https://orcid.org/0000-0003-1811-2118. Disponível em: https://revistaprincipios.emnuvens.com.br/principios/article/view/174. Acesso em: 02 jun. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52442-
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma leitura dos primeiros livros de poemas de Carlos Drummond de Andrade, considerando-os como uma superação precoce das principais contradições do primeiro momento do Modernismo brasileiro, especialmente no que se refere à expressão de uma identidade nacional através do resgate de uma brasilidade não oficial, como pretendido pelos primeiros modernistas. A hipótese central do artigo é a de que a poética do jovem Drummond configura-se formalmente para evidenciar os limites do projeto modernista ao constituir sobretudo uma poesia de desconfiança do nacionalismo modernista e de problematização da vida brasileira.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherAnita Garibaldipt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUm lírico cismado e moderno : interpretação do Brasil no primeiro Drummondpt_BR
dc.title.alternativeA moody and modern lyrical poet : interpretation of Brazil in the first Carlos Drummond de Andradept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAndrade, Carlos Drummond de, 1902-1987 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordIdentidade nacionalpt_BR
dc.subject.keywordModernismo - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordPoesia brasileirapt_BR
dc.rights.licensehttps://revistaprincipios.emnuvens.com.br/principios/article/view/174pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2022.163.008pt_BR
dc.description.abstract1This article presents a reading of Carlos Drummond de Andrade’s first books of poems, considering them as an early overcoming of the main contradictions of the first moment of Brazilian modernism, with special focus on the expression of a national identity through the rescue of an unofficial Brazilianness as intended by the early modernists. The main hypothesis of the article is that the poetics of young Drummond are formally configured to highlight the limits of the modernist project by constituting itself above all as a poetry of distrust to modernist nationalism and by problematizing Brazilian life.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1811-2118pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52442/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.