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ARTIGO_ProduçãoCientificaIndicadores.pdf510,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Robson Lopes de-
dc.contributor.authorMaricato, João de Melo-
dc.date.accessioned2025-09-15T13:05:32Z-
dc.date.available2025-09-15T13:05:32Z-
dc.date.issued2022-12-31-
dc.identifier.citationALMEIDA, Robson Lopes de; MARICATO, João de Melo. A produção científica sobre indicadores de inovação em universidades e suas contribuições teóricas: uma revisão sistemática na base Scopus. Informação & Informação, Londrina, v. 27, n. 2, p. 169-197, 2022. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n2p169. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/45537. Acesso em: 01 jul. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52434-
dc.description.abstractObjetivo: Mapear o panorama da produção científica internacional recente sobre métricas de inovação, em especial no âmbito das universidades. Metodologia: A pesquisa, de finalidade exploratória-descritiva, foi realizada a partir de uma Revisão Sistemática da Literatura, tendo como fonte a base de dados Scopus. Em seguida, foram aplicadas técnicas mistas (abordagem qualiquantitativa) para a construção de um mapa bibliométrico e de análise qualitativa de uma amostragem de 14 artigos. Resultados: A primeira evidência observada é o progressivo aumento de estudos publicados sobre a temática nos últimos 20 anos, com aceleração mais forte a partir de 2018. Foi possível observar propostas incipientes de métricas que contemplam dimensões variadas da inovação percebida no meio universitário, conforme a visão dos autores. Conclusões: A ausência de definições claras e as múltiplas vertentes da inovação demonstram a importância de se acompanhar e avaliar os diferentes aspectos desse fenômeno, especialmente no contexto acadêmico. Nota-se que os indicadores mais comuns encontram-se principalmente relacionados às métricas tradicionais, buscando avaliar o grau de P&D e a relação universidade-indústria, deixando questões como licenciamento e patentes em segundo plano, diante de um cenário complexo e dinâmico das universidades.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrina (UEL)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA produção científica sobre indicadores de inovação em universidades e suas contribuições teóricas : uma revisão sistemática na base Scopuspt_BR
dc.title.alternativeScientific production on innovation indicators in universities and their theoretical contributions : a systematic review in the Scopus databasept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordIndicadores de inovaçãopt_BR
dc.subject.keywordInovação universitáriapt_BR
dc.subject.keywordMétricas de inovaçãopt_BR
dc.subject.keywordAnálise bibliométricapt_BR
dc.subject.keywordProdução científicapt_BR
dc.subject.keywordRevisão sistemáticapt_BR
dc.rights.license(CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n2p169pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8925-049Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9162-6866pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
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