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dc.contributor.authorCarneiro, Fernando Henrique Silva-
dc.contributor.authorCsucsuly, Cíntia-
dc.contributor.authorDalmas, Leandro Casarin-
dc.contributor.authorMarques, Luís Maurício Montenegro-
dc.contributor.authorAlves, Fernando Mascarenhas-
dc.date.accessioned2025-09-12T12:00:03Z-
dc.date.available2025-09-12T12:00:03Z-
dc.date.issued2024-09-01-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Fernando Henrique Silva et al. O financiamento federal do Esporte de Alto Rendimento no Brasil no Ciclo Olímpico e Paralímpico Tóquio 2020. Retos, [S. l], v. 28, p. 328-338, 2024. DOI: https://doi.org/10.47197/retos.v58.105968. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/105968. Acesso em: 31 jul. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52428-
dc.description.abstractEste estudo teve o objetivo de analisar o financiamento do Esporte de Alto Rendimento (EAR) no Brasil no Ciclo Olímpico e Paralímpico Tóquio 2020. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva de cunho quanti-qualitativo, realizada a partir de análise documental, no período de 2017 a 2021. Realizou-se a coleta de dados no Portal da Legislação do Governo Federal e no Portal Transparência no Esporte. A análise de dados baseou-se nos indicadores: fontes de financiamento, magnitude do gasto e direção do gasto. O Ciclo Tóquio 2020 teve 6,07 bilhões, destes a fonte extraorçamentária destaca-se, pois representou 70,65% do financiamento do EAR, considerando, principalmente o repasse de concursos de prognóstico para entidades esportivas e o patrocínio das estatais sem incentivo fiscal. A fonte orçamentária ficou com 14,72% dos recursos, fruto sobretudo de contribuições sobre concursos de prognóstico e recursos ordinários. Já a fonte de gasto tributário teve 14,63%, especialmente a partir de recursos da Lei de Incentivo ao Esporte. Infere-se que as entidades esportivas se beneficiaram do financiamento público do EAR no Ciclo Tóquio 2020, principalmente em razão dos repasses dos concursos prognósticos, da Lei de Incentivo ao Esporte e do patrocínios das estatais, tendo o Estado esvaziado seu papel em um contexto de governos ultraneoliberais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherFederación Española de Docentes de Educación Física (FEADEF)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO financiamento federal do Esporte de Alto Rendimento no Brasil no Ciclo Olímpico e Paralímpico Tóquio 2020pt_BR
dc.title.alternativeFederal funding for High Performance Sport in Brazil in the Tokyo 2020 Olympic and Paralympic Cyclept_BR
dc.title.alternativeFinanciamiento federal para el Deporte de Alto Rendimiento en Brasil en el Ciclo Olímpico y Paralímpico de Tokio 2020pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPolítica pública - esportespt_BR
dc.subject.keywordEsportes de alto rendimentopt_BR
dc.subject.keywordOlimpíadaspt_BR
dc.subject.keywordEsportes - financiamentopt_BR
dc.rights.license(CC BY NC ND) Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.47197/retos.v58.105968pt_BR
dc.description.abstract1This study aimed to analyze the financing of High Performance Sports (HPS) in Brazil in the Tokyo 2020 Olympic and Paralympic Cycle. It is characterized as a descriptive research of a quantitative and qualitative nature, carried out based on documentary analysis, in the period 2017 to 2021. Data was collected on the Portal da Legislação do Governo Federal and on the Portal Transparência no Esporte. Data analysis was based on indicators: sources of financing, magnitude of expenditure and direction of expenditure. The Tokyo 2020 Cycle had R$ 6.07 billion, of which the extra-budgetary source stands out, as it represented 70.65% of the HPS's financing, considering mainly the transfer of prediction competitions to sports entities and the sponsorship of state-owned companies without tax incentives. The budgetary source accounted for 14.72% of the resources, mainly due to contributions from prognosis competitions and ordinary resources. The source of tax expenditure was 14.63%, especially from resources from the Sports Incentive Law. It is inferred that sports entities benefited from public financing of the EAR in the Tokyo 2020 Cycle, mainly due to the transfer of prognostic contests, the Sports Incentive Law and sponsorships from state-owned companies, with the State having emptied its role in a context of ultra-neoliberal governments.pt_BR
dc.description.abstract2Este estudio tuvo como objetivo analizar la financiación del Deporte de Alto Rendimiento (DAR) en Brasil en el Ciclo Olímpico y Paralímpico de Tokio 2020. Se caracteriza por ser una investigación descriptiva de carácter cuantitativo y cualitativo, realizada a partir de análisis documental, en el período 2017 al 2021. Los datos fueron recolectados en el Portal da Legislação do Governo Federal y en el Portal Transparência no Esporte. El análisis de los datos se basó en indicadores: fuentes de financiación, magnitud del gasto y dirección del gasto. El Ciclo Tokio 2020 contó con R$ 6.07 billones, de los que destaca la fuente extrapresupuestaria, que representó el 70,65% del financiamiento de la EAR, considerando principalmente la cesión de competiciones de predicción a entidades deportivas y el patrocinio de empresas estatales sin incentivos fiscales. La fuente presupuestaria representó el 14,72% de los recursos, debido principalmente a aportes de concursos de pronóstico y recursos ordinarios. La fuente del gasto tributario fue del 14,63%, especialmente proveniente de recursos provenientes de la Ley de Incentivos al Deporte. Se infiere que las entidades deportivas se beneficiaron del financiamiento público de la EAR en el Ciclo Tokio 2020, principalmente por la transferencia de concursos de pronóstico, la Ley de Incentivos Deportivos y patrocinios de empresas estatales, habiendo el Estado vaciado su rol en un contexto de gobiernos ultraneoliberales.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2800-1895pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0008-4468-6899pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1726-0760pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8848-7022pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0265-502Xpt_BR
dc.contributor.affiliationInstituto Federal de Goiáspt_BR
dc.contributor.affiliationMinistério do Esportept_BR
dc.contributor.affiliationMinistério do Esportept_BR
dc.contributor.affiliationSecretaria de Estado de Educação do Distrito Federalpt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
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