Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52426
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_ConceitoOriginalidadeOrigens.pdf761,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorPinezi, Gabriel Victor Rocha-
dc.date.accessioned2025-09-11T14:00:04Z-
dc.date.available2025-09-11T14:00:04Z-
dc.date.issued2025-05-24-
dc.identifier.citationPINEZI, Gabriel Victor Rocha. O conceito de originalidade nas origens do Romantismo: uma análise de “Sobre a arquitetura alemã”, do jovem Goethe. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, Belo Horizonte, v. 34, n. 1, p. 57-71, 2024. DOI: https://doi.org/10.35699/2317-2096.2024.46428. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/46428. Acesso em: 30 jun. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52426-
dc.description.abstractO objetivo do artigo é apresentar uma interpretação das origens do romantismo a partir do surgimento, na passagem do século XVIII ao XIX, do conceito de originalidade aplicado à obra de arte. Com esse fim, dividimos o artigo em três partes. Primeiro, demonstraremos como, em fins do século XVIII, o problema empirista do juízo de gosto colocou em crise o conceito racional de belo próprio à tradição neoclássica. Em seguida, leremos como essa crise é respondida por Edward Young, no ensaio Conjectures on original composition, a partir da formulação de um critério orgânico de ajuizamento da obra de arte. Por fim, demonstraremos como o jovem Goethe, em seu ensaio “Sobre a arquitetura alemã”, desenvolve uma inversão de pressupostos platônicos que será legada ao primeiro romantismo alemão.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO conceito de originalidade nas origens do Romantismo : uma análise de “Sobre a arquitetura alemã”, do jovem Goethept_BR
dc.title.alternativeThe concept of originality at the origins of Romanticism : an analysis of “On german architecture” by the young Goethept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordRomantismopt_BR
dc.subject.keywordGoethe, Johann Wolfgang von, 1749-1832 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordOriginalidadept_BR
dc.rights.license(CC BY) This work is licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International License. To view a copy of this license, visit http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ or send a letter to Creative Commons, PO Box 1866, Mountain View, CA 94042, USA.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.35699/2317-2096.2024.46428pt_BR
dc.description.abstract1The aim of the article is to present an interpretation of the origins of Romanticism based on the emergence, in the transi-tion from the 18th to the 19th century, of the concept of originality applied to artworks. To achieve this goal, we divided the article into three parts. First, we will demonstrate how, in the late 18th century, the empiricist problem of taste judgment challenged the rational concept of beauty inherent in the neoclassical tradition. Next, we will examine how this crisis is addressed in Edward Young’s essay, Conjectures on original composition, through the formulation of an organic criterion for evaluating artworks. Finally, we will show how the young Goethe, in his essay “On German architecture”, develops a reversal of Platonic assumptions that will be passed down to the early German Romanticism.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5987-9262pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52426/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.