Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Coelho Junior, Francisco Antonio | - |
dc.contributor.author | Mota, Juliana Costa | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-08T16:38:45Z | - |
dc.date.available | 2025-09-08T16:38:45Z | - |
dc.date.issued | 2025-09-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-30 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Juliana Costa. Desempenho de líderes na Administração Pública: um estudo multinível. 2025. 354 f., il. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52410 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | O foco desta Tese é o estudo do desempenho de líderes no contexto de organizações públicas
brasileiras, em perspectiva multinível. O desempenho no trabalho resulta de relações entre
variáveis de nível de contexto/do ambiente organizacional, e variáveis humanas/de nível
individual. Isso é especialmente importante quando se trata do desempenho de líderes, que traz
em si a relação entre indivíduos e grupos sob influência do ambiente, em processos de interação
e influência social com vistas ao alcance de objetivos organizacionais. Desempenho e liderança
são reconhecidos como fenômenos complexos, multideterminados e multiníveis, que têm nos
estudos multiníveis uma agenda de pesquisa em desenvolvimento. Por sua vez, o desempenho
em liderança no contexto da administração pública brasileira é também um tema que merece
maior atenção nos estudos científicos. Frente a isso, esta Tese teve como objetivo geral
investigar se o desempenho de líderes no trabalho, em distintos contextos laborais, é
influenciado por percepções de suporte à aprendizagem informal, contribuições das
aprendizagens formal e informal para a atuação em liderança, e competências de liderança no
serviço público, nos níveis individuais e de percepções compartilhadas nos grupos. Um modelo
teórico multinível hipotetizado foi proposto e testado empiricamente no contexto de duas
grandes organizações públicas brasileiras. A pesquisa empírica realizada classifica-se como
confirmatória, por testar hipóteses relativas ao efeito de variáveis individuais e de contexto na
predição da variável critério. Aplicou-se métodos mistos, com encadeamento Quali-QUANTI Quali, em recorte temporal transversal. Os dados foram coletados por meio de documentos,
entrevistas e questionário online. Análises estatísticas descritivas e inferenciais, incluindo
análises fatoriais exploratórias, análises de variância, testes t e análises multiníveis foram
realizadas. A etapa qualitativa foi complementar, realizada por meio de análise de conteúdo.
Como resultados principais, modelos multiníveis para o desempenho do líder no trabalho foram
confirmados e caracterizados, nos dois contextos empíricos investigados: encontrou-se
evidências de que competências de liderança no serviço público impactam positivamente o
desempenho de líderes no nível individual, assim como o suporte à aprendizagem informal no
trabalho, no nível de percepções compartilhadas nos grupos. Limitações identificadas nesta
pesquisa e suas possíveis contribuições teóricas, metodológicas e gerenciais foram
apresentadas, assim como sugestões para pesquisas futuras. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desempenho de líderes na Administração Pública : um estudo multinível | pt_BR |
dc.title.alternative | Performance of Leaders in Public Administration : A Multilevel Study | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviço público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Liderança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem formal | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The focus of this Thesis is the study of the performance of leaders in the context of Brazilian
public organizations, from a multilevel perspective. Performance at work results from
relationships between variables at the context/organizational environment level and
human/individual level variables. This is especially important when it comes to the performance
of leaders, which involves the relationship between individuals and groups under the influence
of the environment, in processes of interaction and social influence with a view to achieving
organizational goals. Performance and leadership are recognized as complex, multidetermined
and multilevel phenomena, which have a developing research agenda in multilevel studies. In
turn, leadership performance in the context of Brazilian public administration is also a topic
that deserves greater attention in scientific studies. In view of this, this Thesis had as its general
objective to investigate whether the performance of leaders at work, in different work contexts,
is influenced by perceptions of support for informal learning, contributions of formal and
informal learning to leadership performance, and development in public leadership, at the
individual level and through shared perceptions in groups. A hypothesized multilevel
theoretical model was proposed and empirically tested in the context of two large Brazilian
public organizations. The empirical research conducted is classified as explanatory and
confirmatory, as it tests hypotheses regarding the effect of individual and contextual variables
on the prediction of the criterion variable. Mixed methods were applied, with Quali-QUANTI Quali chaining, in a cross-sectional temporal cut. Data were collected through documents,
interviews and an online questionnaire. Descriptive and inferential statistical analyses,
including exploratory factor analysis, analysis of variance, t-test and multilevel analyses were
performed. The qualitative stage was complementary, carried out through content analysis. As
main results, multilevel models for leader performance at work were confirmed and
characterized, in the two empirical contexts investigated: evidence was found that development
in public leadership positively impacts the performance of leaders at the individual level, as
well as support for informal learning at work, at the level of shared perceptions in groups.
Limitations identified in this research and its possible theoretical, methodological and
managerial contributions were presented, as well as suggestions for future research. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|