Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52397
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_NovasEstrategiasPolitico.pdf799,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Novas estratégias político-espaciais em um Brasil polarizado : o estudo de caso da Feira Agroecológica da Ponta Norte de Brasília (DF-Brasil)
Outros títulos: New political-spatial strategies in a polarized Brazil : the case study of Brasilia Ponta Norte agroecological street market (DF-Brazil)
Nuevas estrategias político-espaciales en un Brasil polarizado : el estudio de caso de la feria agroecológica de Ponta Norte de Brasília (DF-Brasil)
Autor(es): Azevedo, Daniel Abreu de
Bezerra, Juscelino Eudâmidas
Xavier, Vitor Boaventura
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5354-128X
https://orcid.org/0000-0002-2187-2890
http://orcid.org/0000-0003-4789-3443
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto: Agroecologia
Movimentos sociais
Feiras
Data de publicação: 18-Dez-2022
Editora: Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Referência: AZEVEDO, Daniel Abreu de; BEZERRA, Juscelino Eudâmidas; XAVIER, Vitor Boaventura. Novas estratégias político-espaciais em um Brasil polarizado: o estudo de caso da Feira Agroecológica da Ponta Norte de Brasília (DF-Brasil). Revista NERA, Presidente Prudente, v. 25, n. 64, p. 154-179, set./dez., 2022. DOI: https://doi.org/10.47946/rnera.v25i64.9182. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/9182. Acesso em: 13 jun. 2025.
Resumo: O contexto macropolítico brasileiro marcado por uma crescente polarização incentiva a criação de estratégias utilizadas pelos diferentes grupos e atores sociais para a expressão das suas posições político-partidárias. O objetivo deste artigo é analisar de que modo a criação da Feira Agroecológica da Ponta Norte no Distrito Federal pode ser considerada uma estratégia diferente de transformação de um espaço público em espaço político. A metodologia qualitativa utilizada na pesquisa envolve três universos de sujeitos: os organizadores, os produtores-comerciantes e os frequentadores, além de dados mapeados do pleito de 2018 das seções eleitorais. A pesquisa revelou que a feira rompe com supostas dicotomias urbano-rurais, além de ter sido responsável, inicialmente, pela construção de um espaço político, porém se territorializando enquanto processo espacial. Sua seleção espacial e sua existência hoje são dados fundamentais para entendê-la, carregando-a de sentido, além de condicioná-la e limitá-la politicamente.
Abstract: A growing polarization marks the Brazilian macro-political context and encourages the creation of strategies used by different groups and social actors to express their political party positions. This article analyses how creating the Ponta Norte Agroecological Fair in the Federal District can be considered a different strategy for transforming a public space into a political space. The qualitative methodology used in the research involves the analysis of three universes of subjects: the organizers, the producers-traders and the participants (consumers). It combines data obtained from the answer to structured interviews with data mapping from the 2018 election voting sections. The research reveals that the fair breaks with urban-rural dichotomies and is responsible for constructing political space through territorializing itself as a spatial process. Today, the fair's spatial location and existence are fundamental data for understanding how such a construction process is embedded with meaning but politically conditioning and limited.
Resumen: El contexto macropolítico brasileño marcado por una polarización creciente impulsa la creación de estrategias utilizadas por diferentes grupos y actores sociales para expresar sus posiciones partidistas. El objetivo de este artículo es analizar cómo la creación de la Feria Agroecológica Ponta Norte en el Distrito Federal puede ser considerada una estrategia diferente de transformación de un espacio público en espacio político. La metodología cualitativa utilizada en la investigación involucra tres universos de sujetos: los organizadores, los productores-comerciantes y los compradores, además de datos mapeados de la elección de 2018. La investigación reveló que la feria rompe con supuestas dicotomías urbano-rurales, además de haber sido responsable, inicialmente, por la construcción de un espacio político, pero territorializándose como un proceso espacial. Su selección espacial y su existencia hoy son datos fundamentales para comprenderla, llevarla con sentido, además de condicionarla y limitarla políticamente.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Licença: (CC BY) Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
DOI: https://doi.org/10.47946/rnera.v25i64.9182
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.