Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nóbrega, Otávio de Tolêdo | - |
dc.contributor.author | Trindade, Isabela Oliveira Azevedo | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-25T12:43:39Z | - |
dc.date.available | 2025-06-25T12:43:39Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-25 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-25 | - |
dc.identifier.citation | TRINDADE, Isabela Oliveira Azevedo. Estudo do perfil funcional preditor de desempenho em direção veicular on road entre motoristas idosos. 2024. 150 f., il. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52349 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A população global de condutores idosos licenciados registrou um aumento notável. Sabese que as alterações físicas e cognitivas são inerentes ao processo de envelhecimento. As
deficiências sensoriais, cognitivas e físicas entre os motoristas estão associadas ao risco de
acidentes e ao pior desempenho ao dirigir. Nesse contexto, o impacto das deficiências
físicas no desempenho na estrada permanece insuficientemente compreendido,
especialmente na população brasileira, destacando a necessidade de avaliar a aptidão para
dirigir nesse grupo demográfico. O objetivo deste estudo foi avaliar a função física de
motoristas idosos brasileiros residentes na comunidade em domínios relevantes para a
direção e, em seguida, associar esses achados ao desempenho desses motoristas em um
exame de direção padronizado em condições reais de trânsito urbano. Uma amostra de 139
voluntários (idade média de 70,7 anos) realizou testes para avaliar a funcionalidade física
antes da avaliação na estrada em uma rota média padronizada de 10 km em estradas
urbanas. Neste estudo não houve associação entre funcionalidade física e aptidão geral para
dirigir. Erros em manobras específicas (dirigir em cruzamentos, mudar de faixa e entrar em
faixas) foram associados a declínio em velocidade de caminhada. Um desempenho
prejudicado em direção foi associado com alteração no desempenho em avaliação de
marcha, podendo ser um instrumento importante na decisão sobre a aptidão de condução
em idosos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estudo do perfil funcional preditor de desempenho em direção veicular on road entre motoristas idosos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direção veicular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Idosos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trânsito | pt_BR |
dc.subject.keyword | Função física | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The global population of licensed elderly drivers has seen a notable increase. It is known
that physical and cognitive changes are inherent to the aging process. Sensory, cognitive
and physical impairments among drivers are associated with the risk of accidents and
poorer driving performance. In this context, the impact of physical disabilities on road
performance remains insufficiently understood, especially in the Brazilian population,
highlighting the need to assess fitness to drive in this demographic group. The objective of
this study was to evaluate the physical function of community-dwelling elderly Brazilian
drivers in domains relevant to driving and then associate these findings with these drivers'
performance on a standardized driving test in real-world urban traffic conditions. A sample
of 139 volunteers (mean age 70.7 years) performed tests to assess physical functioning
prior to the on-road assessment on an average standardized 10km route on urban roads. In
this study, there was no association between physical functionality and general ability to
drive. Errors in specific maneuvers (driving through intersections, changing lanes, and
entering lanes) have been associated with declines in walking speed. Impaired driving
performance was associated with changes in gait assessment performance, and may be an
important tool in deciding on driving fitness in the elderly. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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